logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Manuel Moreira: "Tal como os turistas andamos de terra em terra e levamos na bagagem a nossa música"

Redação

Em 2018, Manuel Moreira e José Ferreira, dois amigos lousadenses, juntaram-se e começar a constituir a banda "Os Turistas", em conjunto com as bailarinas, Andreia e Beatriz. O gosto pela música, romaria e diversão despertou o desejo de levar "animação" e música popular portuguesa a todos os cantos do país. 

Cinco anos após a criação da banda, as subidas a palco são levadas a cabo por oito elementos que atuam "sempre juntos. Só saímos com a banda completa", afirma Manuel Moreira, teclista e um dos principais fundadores do grupo. 

Na origem d'Os "Turistas" decidiram priorizar a língua portuguesa e criar uma entidade enquanto banda com vários temas originais. "Atualmente temos 33 temas originais. Queremos, em cada espetáculo, trazer animação ao público e manter as tradições". 

Pelo povo são "muito bem recebidos" e sentem uma "adesão forte" pelo "estilo e maneira de ser da nossa banda que é muito animada". Em cada espetáculo não podem faltar os oito elementos, Paulo Couto na guitarra, Vítor Moreira no acordeão, João Cunha na percussão, Rita Macedo e José Ferreira como vocalistas, Andreia e Beatriz no papel de bailarinas e, Manuel Moreira, como teclista, mas também o repertório "diversificado. Cada espetáculo tem um repertório diferente, fazemos romarias populares, principalmente, no verão, tentamos sempre ter vários repertórios, se hoje fazemos uma festa, no dia seguinte estamos noutro localidade e o repertório já é diferente porque, por vezes, as festas são próximas umas das outras e o público pode ver os dois dias", explica em conversa com o Jornal A VERDADE. 

Quando questionada sobre a origem do nome, Manuel Moreira explica que "tal como os turistas que andam de terra em terra e vão conhecendo novos lugares de passagem, também nós levamos na bagagem a nossa música, mas no dia seguinte já estamos noutra localidade". 

Naturais de Lousada e Penafiel, "Os Turistas" ambicionam "sair fora de portas. Já fomos convidados para França, Suíça e Luxemburgo, mas ainda não fomos por uma questão de logística. Para levar uma banda como a nossa fica caro, mas nós só saímos com a banda completa, não vamos em duos, nem trios", explicou. 

Por esse mesmo motivo, "Os Turistas" não vão atuar em julho devido à ausência de um dos elementos do grupo, regressando em agosto com um "mês todo preenchido. Destaco o espetáculo na Agrival no dia 21 de agosto. É uma rampa de lançamento para a nossa banda e convido todos a estarem presentes". 

Embora estejam concentrados nas festas e arraiais de verão, Manuel Moreira desvenda que no final do verão sairá um "novo trabalho".