manuel monteiro
Publicidade

Os primeiros meses do ano são um marco na vida do Senhor Manuel Monteiro que celebra esta quinta-feira, dia 9 de março, 63 anos e que, em breve, a 1 de abril vai festejar 50 anos de uma vida ligada à gastronomia e restauração.

Enquanto o telemóvel vibra, o aniversariante vai contando o início da sua “paixão” pela cozinha. “Saí da escola e aos 12 anos arranjei trabalho. Foi a 1 de abril de 1973 que iniciei um percurso que viria a marcar toda a minha vida”. Perto de celebrar meio século de restauração, Manuel Monteiro tem “a certeza” de que “quero continuar a trabalhar nisto até morrer”, porque “quando deixar de vir para aqui sou um homem inútil”, diz entre risos. 

Foi Manuel Monteiro que iniciou a carreira na restauração e, mais tarde, conheceu a sua mulher, Fernanda Monteiro, também ligada a este negócio há 42 anos. Juntos tornaram-se “uma dupla invencível e inesquecível. Sem ela não sou o homem que sou, não sou feliz, ela é o meu tesouro da gastronomia, uma mulher muito especial”.

Um dia depois de se ter comemorado o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, Manuel Monteiro recorda a sua falecida mãe de quem cuidou e “fiz dela uma princesa”. Acrescentando que dedica a paixão da culinária à mãe porque “foi ela que me trouxe ao mundo”.

manuel monteiro 1
Foto: Jornal A VERDADE

Para além disso, descreve também a sua esposa como “uma mulher de grande nome e de um amor profundo. Vale tudo para mim porque sem ela não era o homem que sou”. 

Aos 63 anos, garante que a chave para esta “paixão eterna” da cozinha é o “amor” que tem pela área e a equipa que se tornou “numa segunda família” e promete continuar a levar a comida típica portuguesa e o nome de Marco de Canaveses “aos quatro cantos do mundo”. 

Atualmente, toda a família está envolvida na restauração, isto é, Manuel Monteiro, a sua esposa e os dois filhos que considera “um dom que Deus me deu”, porque “são a maior riqueza que eu posso ter na minha vida”, partilha. Complementando que “no futuro os meus objetivos é ajudar os meus filhos, fazer deles aquilo que eu sei e aquilo que ensinei e se eles puderem ser ainda melhores.. mais feliz fico”, termina. 

Às pessoas o aniversariante deixa uma mensagem de incentivo: “Nunca é tarde para sermos aquilo que queremos e merecemos”. Sem esquecer os clientes “a quem se dedica” e que considera serem “uma família”, ressaltando que “gosta de ser feliz com eles”.