Publicidade

Após dois anos de pandemia, os estudantes do 9.º ano voltaram a realizar provas nacionais de Matemática e Língua Portuguesa no ano passado. Após uma análise aos resultados foi possível concluir que os mesmos pioraram significativamente. Se em 2019, ano anterior ao início da COVID-19, as escolas com média negativas nas duas avaliações representava 23,6%, isto é, menos de um quarto das escolas. No ano de 2022 este valor subiu para 56%, ou seja, mais de metade das escolas portuguesas tiveram resultados negativos nas provas. 

Segundo um estudo realizado pela Agência Lusa ao Ministério da Educação, somente duas em cada dez escolas obtiveram uma média final positiva nas duas provas, tendo por base apenas os estabelecimento com mais de 50 exames realizados. 

Num universo de 1028 escolas, 206 obtiveram média positiva e os restantes 822 tiveram nota negativa, ou seja, 80% chumbou, segundo os resultados das cerca de 172 mil provas analisadas.

A maioria dos alunos teve negativa a Matemática, apenas 42% tiveram positiva: num universo de cerca de 92 mil alunos, 53.537 tiveram negativa, segundo contas feitas pela Lusa.

Numa escala de zero a cinco valores, a média das provas de Português feita em 2022 foi de 2,9 valores, contrariando os resultados médios positivos dos cinco anos anteriores.