Na 5ª edição do European Money Quiz cerca de 50 escolas e mais de 2.500 alunos, a nível nacional, vão competir por um lugar no pódio, naquela que é a maior competição de literacia financeira da Europa.

Em Portugal, as competições intra-escolas arrancam no próximo dia 7 de fevereiro e, durante duas semanas, dezenas de escolas de norte a sul do país vão jogar a 1ª fase do quiz, através da plataforma online Kahoot. Os dois melhores alunos de cada escola ficam depois apurados para jogar a Final Nacional, que terá lugar no dia 25 de março. A dupla que conseguir vencer a competição nacional ganha bilhete direto para a Final Europeia onde vão estar os melhores dos melhores de 30 países europeus.

A finalíssima está marcada para dia 10 de maio e decorrerá online. Os alunos que ficarem nos cinco primeiros lugares da competição ganham uma viagem de dois dias a Bruxelas, a decorrer no mês de junho. As escolas que ficarem nos três lugares do pódio recebem ainda um prémio em dinheiro para investir num projeto de educação financeira.

Criado pela Federação Bancária Europeia (EBF), o European Money Quiz é um jogo destinado aos alunos do 3º ciclo, com idades entre os 13 e 15 anos, que visa testar conhecimentos em áreas como dinheiro, risco, inflação, meios de pagamento, segurança online, entre outros. 

Desde 2018 que a Federação Bancária Europeia, que integra as associações de bancos da Europa – entre elas a Associação Portuguesa de Bancos – promove o European Money Quiz com o objetivo de fomentar a literacia financeira dos mais jovens. A EBF estima que, desde o seu inicio, o quiz já tenha sido jogado por mais de 700 mil alunos em toda a Europa. Para mais informações consulte o site da APB ou da EBF.