A Câmara Municipal de Paços de Ferreira informou esta semana que aumentou este ano letivo o número de crianças transportadas para a escola através dos autocarros do município. São mais de 700.

De acordo com um comunicado da autarquia, são mais de 700 as crianças, do pré-escolar e primeiro ciclo, que usufruem deste serviço gratuito prestado diretamente pela câmara municipal.

Foto: Município de Paços de Ferreira

Além disso, o município decidiu manter, este ano letivo, a política de oferta de refeições escolares a todas as crianças e jovens, residentes no concelho, do pré-escolar até ao 12.º ano. “Conjuntamente com o aumento do número de alunos (verificado, pela primeira vez em mais de 10 anos, nas escolas do nosso concelho), este novo ano letivo conta também com um crescimento muito significativo do número de alunos que almoçam nas nossas escolas”, afirma o comunicado, referindo que são fornecidas diariamente 2.350 refeições gratuitas no pré-escolar e primeiro ciclo.

Foto: Município de Paços de Ferreira

Ao nível do pré-escolar e primeiro ciclo e desde o início deste novo ano letivo, 90% das crianças estão a almoçar nas respetivas escolas. Relativamente ao segundo e terceiro ciclo e secundário, verifica-se também “um aumento do número de alunos que almoçam nos respetivos estabelecimentos de ensino, sendo que apenas dentro de alguns dias será possível ao município compilar os números exatos neste arranque do ano letivo, atendendo ao modelo de senhas eletrónicas em funcionamento nestes graus de ensino”.

No âmbito do início deste novo ano letivo, Paulo Ferreira, vereador responsável pelo Pelouro da Educação, visitou o Centro Escolar de Carvalhosa. Estiveram também presentes o presidente da Junta de Freguesia de Carvalhosa, José Maria Leão, a diretora do Agrupamento de Escolas de Eiriz, Dulce Faria, a nova coordenadora da EB de Carvalhosa, Rita, e também representantes da associação de pais.

Foto: Município de Paços de Ferreira

Para além da análise de algumas questões relacionadas com o funcionamento diário da escola, esta visita serviu para “verificar a forma como está a decorrer o transporte escolar, a organização das visitas de estudo que serão realizadas ao longo deste ano letivo através dos autocarros do município, as atividades extra curriculares, o arranque do programa ‘Vamos aprender a nadar’, o fornecimento das refeições escolares e funcionamento das cantinas, entre outros assuntos relevantes neste início de aulas”.

O projeto “Vamos Aprender a Nadar”, destinado a todas as crianças do terceiro e quarto ano, vai arrancar esta segunda-feira. São cerca de 800 crianças que vão ter a oportunidade de, através desta medida, praticar natação ao longo de todo o ano letivo. As aulas vão decorrer nas Piscinas Municipais de Paços de Ferreira e de Freamunde.