Na semana em que se celebrou o Dia da Árvore, 21 de março, o município de Lousada plantou a 100.000.ª árvore no concelho. No total, já foram restaurados mais de 70 hectares de áreas degradadas, em terrenos públicos e privados, no âmbito do projeto #PlantarLousada.

De acordo com o município, “daqui a 10 anos, estas árvores terão a capacidade de armazenar mais de duas mil toneladas de carbono atmosférico. Daqui a 20 anos, serão 12 mil toneladas”, pode ler-se na publicação da Câmara Municipal de Lousada.

Publicidade

O projeto #PlantarLousada nasceu em 2016 com o objetivo de plantar 10 mil árvores no município de Lousada, até 2018. “Esse objetivo embrionário foi rapidamente atingido e sucessivamente superado. Em menos de sete épocas de plantação atingimos este número redondo e simbólico, graças a mais de nove mil voluntários que dedicaram mais de 20 mil horas do seu tempo a tornar Lousada mais verde. A todos, um infinito obrigado”, acrescenta a autarquia. 

Com o alcance desta meta, Lousada apresenta-se como um “concelho mais saudável, mais preparado para as ameaças ambientais, com mais biodiversidade e qualidade de vida para todos”.

Os objetivos do #PlantarLousada são “primordialmente ecológicos”, mas a autarquia garante que não se pode “menorizar a motivação cívica e educacional. Cada árvore plantada foi uma lição, um contributo, uma dádiva solidária e consciente. Nada disto teria sido possível sem o abraço uno a esta missão, sem a vontade e o compromisso coletivos. Assim, celebremos, também coletivamente, este resultado”, frisa.

Através das redes sociais, o presidente da Câmara municipal referiu que o município atingiu “uma marca que achávamos que não seria possível. Obrigado aos milhares de voluntários de múltiplas instituições que nos ajudaram a tornar possível este projeto revolucionário de reflorestação. Continuaremos a Plantar Lousada”, concluiu.

Publicidade