A Festa das Cavacas de Resende vai regressar ao concelho no próximo fim de semana, dias 30 de abril e 1 de maio.

A novidade deste ano está na apresentação da maior cavaca de Resende, com cerca de “10 a 14 metros”, confecionada pelos produtores locais. “Contamos com a colaboração de todos os produtores de cavacas, que irão todos eles contribuir com uma parte da cavaca. Foi uma ideia que já estava a maturar desde que fomos candidatos às ‘7 Maravilhas’ e, nessa altura, tinha sido promessa nossa que, se tivéssemos ganho a final, iríamos fazer uma cavaca gigante. Fomos às meias-finais, mas achamos por bem, agora em 2022, já que estamos no ano de retoma presencial deste evento, presentearmos quem nos visita”, disse ao Jornal A VERDADE a vereadora Maria José Dias.

“Estamos extremamente contentes por podermos, de novo, fazer a Festa das Cavacas. Desde 2019 que não a fazemos presencial. Também é pela segunda vez que estamos a fazer no Largo da Feira, uma vez que a festa transitou de Caldas de Aregos para a vila, para o espaço onde se realiza também a Festa da Cereja. Esperamos, fruto também deste bom tempo, ter aqui muitas pessoas para poderem comprar o produto e, desta forma, contribuir para a economia local”, sublinhou, referindo que aguardam “milhares de pessoas”.

No total, vão ser mais de 20 produtores de cavacas, além de artesanato, compotas, licores e outros produtos locais. Em 2019, foram vendidas mais de duas toneladas de cavacas. “Esperamos igualar ou superar estes quilos que foram vendidos na altura e, depois, há aqui o contributo para a economia local, não só para os vendedores de cavacas, mas para a questão que está ligada à restauração, eventualmente, à parte hoteleira”, indicou.

Notícia atualizada às 18h34, de dia 29/04/2022.