A exposição “Magia da Páscoa na Cidade” foi inaugurada ao início da tarde desta segunda-feira, dia 4 de abril. O momento contou com a animação do grupo de cavaquinhos da Universidade Sénior de Marco de Canaveses e com a participação das crianças do Jardim de Infância da Quinta do Casal, do Jardim de Infância dos Murteirados, do Jardim de Infância da Légua e uma turma da EB 1 da Barroca.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, explicou ao Jornal A VERDADE que o objetivo passa por “dar alegria” às crianças e também “dar a possibilidades aos marcoenses de reconhecerem o trabalho que os nossos estabelecimentos de ensino fazem com as nossas crianças no âmbito da reciclagem e da sustentabilidade”.

De acordo com a presente este “é apenas um dos exemplos onde podem mostrar os trabalhos que são feitos ao longo do ano. Trazem para as ruas da cidade os seus ovinhos da Páscoa, construídos com material reciclável, com a ajuda das senhoras educadoras e colaboradoras dos jardins de infância”. Cristina Vieira disse ainda que o local pode ser visitado por toda a comunidade. “É um local aprazível, aqui em volta dos espaços do concelho, nesta alameda, que fica muito mais bonita, muito mais colorida”, acrescentou.

A presidente recordou ainda que esta “é uma forma de mostrar que o projeto educativo das Cidades Educadoras e o projeto #souescolar, são integradores”.

Cristina Vieira realçou ainda a importância da partilha entre a população jovem do concelho e os seniores. “Este ano contamos também com o grupo de cavaquinhos da universidade sénior, para animar um bocadinho a festa. Foi muito agradável poder ver os nossos seniores a cantar para os mais novos e depois os nossos mais novos a retribuir para os nossos seniores, com uma música. Acho que são momentos de partilha intergeracional que são importantes. É sempre muito bom ter as nossas crianças junto de nós e é sempre muito bom que eles também recebam o nosso estímulo e o nosso reconhecimento pelo trabalho deles, porque não deixa de ser um estímulo para eles também saber que os adultos reconhecem o trabalho que eles fazem”, sublinhou.    

Na inauguração e receção às crianças estiveram também presentes os vereadores Mário Bruno Magalhães, Clara Marques e Nuno Pinto.

A exposição Magia da Páscoa na Cidade é composta por ovos e coelhos da páscoa elaborados por crianças dos Jardins de Infância e 1.º Ciclo, com materiais reutilizados. Durante a semana será visitada por crianças de outros estabelecimentos escolares do concelho.