logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Mãe e avó foram as inspirações de Bruno Veloso para levar o fado ao mundo

Redação

Bruno Veloso começou por "cantarolar" o fado pela freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, em Marco de Canaveses, até ao dia em que a música portuguesa e a sua voz chegaram a outros cantos de Portugal e do mundo.

Influenciado por duas mulheres, a mãe e avó, Bruno Veloso veio mudar a música no seio da família. Para além de ser o primeiro homem a cantar, também explorou um estilo de musica diferente, que lhe foi incutido pela avó. Quando tinha sete anos, a avó desafiou-o a cantar "A Desfolhada", música com que pisou os primeiros concursos, neste caso, o Programa "Uma Canção Para Ti", onde passou à segunda fase, e a iniciativa "Marco A Cantar", onde foi até à final. 

"Desde que nasci que sempre estive ligado à música", partilha o jovem em conversa com o Jornal A VERDADE. Anos mais tarde, aos 15 decidiu ingressar no Projeto Pauta Musical onde se mantém há sete anos. 

"Sempre fui cantarolando por aqui e por ali, mas quando comecei a entender o fado, nunca mais ponderei outro estilo musical. Para gostar do fado é preciso percebe-lo e senti-lo, apesar de cantar outros estilos, a minha linha segue o fado", acrescenta. 

Aos 22 anos, Bruno Veloso é um jovem com um "emprego fixo" e a música, por enquanto, continua como uma paixão, apesar de "já ter sido mais hobbie do que agora", confessa. De momento, ainda não é o objetivo principal, no entanto "gostava de ser profissional e se tudo corresse bem um dia fazer vida da música".

Por enquanto tem trabalhado para isso e promete lançar dois originais até ao final do ano, mas as novidades não ficam por aí. De 14 a 18 de agosto, o jovem marcoense irá representar Portugal e o fado no Festival Internacional da Polónia pela primeira vez. Um concurso que descreve como "muito difícil, mas vou tentar ficar nos três primeiros, vai ser exigente, mas vou lutar por isso". 

Assim, poderá somar esta participação na Polónia ao Grande Prémio obtido nos Festivais Internacionais da Itália e Bulgária, ao Prémio de Melhor Interpretação do Festival Internacional de Tenerife e à participação no Festival Internacional da Alemanha.