luissoares 2024.08.19
Publicidade

Luís Soares garante estar “preparado” para o desafio de orientar o FC Paços de Gaiolo, em 2024/2025, naquela que será a sua primeira experiência como treinador principal de uma equipa sénior.

Depois de ter feito um percurso pelo escalões de formação da AR Tuías, do FC Vila Boa de Quires e do AC Croca, o técnico, de 48 anos, aceitou regressar ao clube onde já tinha estado na época 2022/2023, então como adjunto de Manuel Leitão, a quem agora sucede no cargo.

Luís Soares admite que sempre teve a ambição de assumir um desafio desta dimensão, para o qual se tem vindo a preparar “há já algum tempo”.

É verdade que é a primeira vez que treino seniores, como treinador principal, mas acho-me preparado para o projeto e acho que vai correr bem. É um desafio que procurava há algum tempo. Fui tirando formações, também tirando o nível 2, já com essa perspetiva. Fui trabalhando na formação de alguns clubes sempre na expectativa que houvesse um convite para um dia treinar seniores”, confessou.

O treinador revela que, em virtude do convite ter chegado “um pouco tarde”, foi necessário “correr contra o tempo para formar o plantel”. Diz que foi possível segurar “uma boa base a estrutura da época passada”, mas também reconhece que “saíram jogadores importantes”.

“Tentámos captar novos jogadores e já conseguimos equilibrar o plantel com algumas entradas. No entanto, ainda estamos a tentar colmatar algumas saídas, sobretudo do meio campo para a frente, para que no primeiro jogo da época possamos estar na máxima força”, adiantou.

O FC Paços de Gaiolo vai disputar a Série 5 da 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AF Porto). Tem como objetivo realizar “o melhor campeonato possível”, preferencialmente, “lutar pelos lugares cimeiros” da classificação, “dentro daquilo que o clube tem feito nos últimos anos”.

luissoares2 2024.08.19

Luís Soares considera que só com a equipa nas posições de topo da tabela será permitido “sonhar com mais alguma coisa” e, quem sabe, até com uma subida de divisão.

“Pessoalmente, acho que não há treinador nenhum, ou clube nenhum, que não sonhe com isso. Estando na última divisão na AF Porto, sonha-se sempre com essa subida. Claro que o objetivo será conseguirmos os três pontos jogo a jogo e estarmos sempre posicionados nos lugares cimeiros”, esclareceu.

Contudo, neste momento, o foco do novo treinador do emblema do concelho do Marco de Canaveses “é preparar a equipa” para o primeiro jogo da época, agendado para 1 de setembro, em Caíde de Rei, a contar para a 1.ª eliminatória da Taça AF Porto.

Uma partida que Luís Soares também vê como um derradeiro teste antes do arranque do campeonato.

“Em todos os jogos o objetivo é sempre a vitória. Portanto, para este jogo será assim, ainda para mais porque, se calhar, será a nossa última preparação para o início do campeonato. O Caíde de Rei teve problemas com a constituição da direção, mas sei que já está a trabalhar e já tem equipa. É um adversário de um escalão superior e não será um jogo fácil, mas tudo faremos para conseguir uma vitória que nos faça passar à próxima fase da Taça”.

No primeiro jogo do campeonato, a 15 de setembro, o FC Paços de Gaiolo recebe o vizinho Ancede. A prova conta ainda com a participação de mais três clubes do Marco de Canaveses: São Lourenço do Douro B, AR Tuías e GDR Soalhães.