logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Luís Montenegro vai inaugurar a "grande sala de espetáculos" Ponto C em Penafiel

Redação

Fotografia: Luís Montenegro

A futura "grande sala de espetáculos" e "referência no panorama nacional da cultura e das artes" em Penafiel - Ponto C – Cultura e Criatividade - vai ser inaugurada esta quinta-feira, 29 de agosto.

A cerimónia, com início às 17h00, será presidida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Trata-se de um equipamento cultural "de referência" para concertos, espetáculos de teatro, música, entre outros, "um espaço de grandes dimensões, projetado para dar resposta a uma necessidade de Penafiel, mas também de toda a região do Tâmega e Sousa (que não dispõe de uma sala de espetáculos do género). O ponto C, pela polivalência e arquitetura, promete ser referência no panorama nacional da cultura e das artes", sublinha o município em comunicado.

Com uma área coberta de 2.500m2, o novo polo cultural vai ser constituído por vários espaços, como o anfiteatro, a sala principal do edifício, com capacidade para 400 pessoas.

Nascerá, ainda, uma outra sala, polivalente, para eventos e iniciativas de menor dimensão, apoio logístico, apoio de cafetaria e outras zonas que pretendem ser um ponto de partilha para experiências artísticas.

Para além disso, a autarquia esclarece que o Ponto C foi projetado para ser um edifício com "alta eficiência energética, com elevados padrões de conforto e apresenta um estilo de arquitetura contemporânea com respeito e total integração na paisagem".

Na zona envolvente ao equipamento surge uma outra área, com 12.500m2 de espaço público para lazer, destacando-se a nova 'Praça de S. Martinho', que será um ponto de encontro e palco para a realização de inúmeras iniciativas, ao ar livre, nomeadamente, a tradicional Festa de S. Martinho, em novembro.

Estamos desejosos de que todos possam usufruir deste grande equipamento

Haverá, ainda, um anfiteatro natural, capaz de acolher diversos eventos culturais, artísticos e recreativos, realizados ao ar livre.

Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, não tem dúvidas de que a cidade vai "ganhar um espaço cultural de excelência" e oferecer aos penafidelenses e populações vizinhas um espaço cultural "digno, mas também proporcionar mais qualidade urbana, nomeadamente na criação de zonas alternativas de acesso ao centro histórico, espaços de lazer, de parqueamento, entre outros".

O executivo municipal acredita que o Ponto C será "um ponto de encontro, de partilha da cultura e um palco para as tradições. Estamos desejosos de que todos possam usufruir deste grande equipamento, que, sem dúvida, vai valorizar muito Penafiel e fazer crescer a cidade para a lindíssima encosta do Cavalum", frisa o autarca em comunicado.

'Ponto C' vai ter dois acessos principais

Com uma área total de 15.000 m2 em pleno coração de Penafiel, o 'Ponto C' vai ter dois acessos principais: uma via que faz a articulação entre a variante do Cavalum e o centro histórico de Penafiel, com ligação à Praça da República, junto ao Palacete onde está instalada a Biblioteca Municipal de Penafiel.

Esta nova via tem "dezenas" de novos lugares de estacionamento e é servida de um passeio pedonal e de uma ciclovia para "promover a mobilidade suave" e ligação entre o centro histórico e parque da cidade.

Por outro lado, a nova Praça de S. Martinho beneficia de uma nova ligação pedonal através do Largo da Ajuda, onde está instalado o Museu Municipal de Penafiel, com a conversão do rés-do-chão de um edifício numa passagem pedonal de acesso à praça e ao equipamento cultural.

"O 'Ponto C – Cultura e Criatividade' e toda a sua envolvente é caracterizado por uma qualidade paisagística assinalável, com espaços de socialização e de conexão entre as pessoas, os edifícios e a paisagem, onde se procura construir um modelo urbano do melhor que se faz ao nível das grandes cidades europeias", descreve o município na mesma nota de imprensa.

Recorde-se que o equipamento resulta de um investimento de cerca de cinco milhões de euros provenientes de fundos comunitários e do Banco Europeu de Investimento.