A Visit Marão, em parceria com a Associação Desportiva Marão Trail, volta a realizar a Rota dos Mineiros – “Caminhada ao Passado” para angariar fundos para os Bombeiros Voluntários de Baião. O evento desportivo decorre no dia 28 de abril e tem como ponto principal a visita à Mina do Teixo.
Para além da angariação de fundos, esta iniciativa pretende divulgar e dinamizar a Serra do Marão e levar os participantes a emergir numa “experiência única”.
O percurso, aprovado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e pela Guarda Nacional Republicana, permitirá a contemplação dos principais cumes da serra: Senhora do Marão, Seixinhos, Fragas da Ermida, Freitas e Veias. Assim, a atividade irá ainda levar os participantes à área mineira e a exposições dedicadas à mina e à Serra do Marão. O percurso terminará com um almoço-convívio.
Segundo a organização, estão inscritos, até à data, mais de meia centena de pessoas, oriundas de toda a região norte e até mesmo da capital do país.
A inscrição deve ser realizada através do seguinte link.
A totalidade do lucro deste evento desportivo irá reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de Baião.
Entre tantas minas já exploradas pela Visit Marão, cada uma com as suas particularidades, há uma especial, a Mina do Teixo. O Teixo teve o seu auge da mineração entre 1940 e 1968, contudo, desde os romanos que houve atividades laborais, inicialmente na procura de ouro. A cassiterite, o principal minério do estanho, foi o centro das explorações que também permitiram a extração de columbite e tantalite.
Visit Marão