Este domingo, dia 1 de outubro, três lousadenses destacaram-se no 50.º Ralicross Sever do Vouga. Jorge Machado conquistou o título de Campeão Nacional S1600, José Pedro Barriga foi Campeão Nacional de Iniciados e Duarte Camelorx venceu o 2RM.
O último dia de prova da etapa final do Campeonato Portugal de Ralicross e Kartcross foi marcado por um "calor extremo" e uma prova em que "tudo continuava em aberto" até aos últimos metros.
Jorge Machado Campeão Nacional S1600
Na final 1600, Jorge Machado tornou-se o novo Campeão Nacional. O domingo começou com os principais rivais alinhados para a grande final da S1600, com o título de campeão em jogo, Sever do Vouga "agigantou-se" para a decisão final. Em pista, André Sousa com a Pole, tendo ao seu lado Leonel Sampaio e António Sousa. Segunda linha de grelha com Rogério Sousa e Sérgio Dias. Na terceira e última linha, Jorge Machado com Mário Barbosa e Joaquim Machado.
Arranque "disputadíssimo" com uma sucessão de pequenos toques. António Sousa a tomar a dianteira para parar antes do final da primeira volta com o motor a ceder. Leonel Sampaio também ficou pelo caminho na primeira volta com problemas mecânicos na direção. A luta pela liderança a transitar para Jorge Machado, Mário Barbosa, Joaquim Machado e Sérgio Dias.
Sérgio Dias bateu no Skoda Fabia de Leonel Sampaio que estava parado na saída da curva um desde a primeira volta. Nova grelha formada com os pilotos restantes e o reinício da final.
Na contenda Rogério Sousa, Jorge Machado, Mário Barbosa, Sérgio Dias e Joaquim Machado. Novamente a curva um a ditar a sua lei e um toque entre Barbosa e Dias na travagem ditaria o abandono do até aqui campeão nacional.
A luta manteve-se até final com Rogério Sousa. Sem mais alterações, até final, na bandeira de xadrez Rogério venceu, mas não chegou. Com a segunda posição Jorge Machado sagrou-se virtualmente campeão nacional da S1600. No mais baixo do Joaquim Machado com Sérgio Dias a ser quarta à geral.

Duarte Camelo vence em Sever 2RM
A grande final da última prova do ano na 2RM contou com Duarte Camelo a assumir a Pole. Ao seu lado Adão Pinto e Andreia Sousa na primeira linha da grelha. Na contenda Ricardo Costa, Manuel Tavares, Mário Teixeira, António Sousa e António Dias.
Adão Pinto deixou descais o Astra, dando depois uma volta completa e saindo da pista para o abandono. Duarte Camelo assumiu a liderança. Com Adão fora de prova e Rafaela Barbosa a não lograr presença na final, o jovem Duarte tinha "pista limpa" para a vitória nesta última prova da 2RM da presente época. Sem qualquer oposição Duarte foi acumulando segundos de distância para o pelotão terminado a época a vencer em Sever do Vouga. Para o intermédio do pódio Manuel Tavares e Mário Teixeira a ocupar o terceiro posto à geral.
Duarta Camelo acumula a esta vitória o lugar cimeiro da divisão um.

João Barriga é vencedor da divisão Iniciados de 2023
O jovem piloto do Fiat Punto que marcou presença em mais três provas da temporada de 2023 (Sever do Vouga 1; Lousada; Montalegre 2), termina o ano em Sever de Vouga tendo-se a si, uma vez mais, como único "rival". João Barriga descreveu o ano como "de aprendizagem e de apuramento de técnica".
Barriga espera que "os Iniciados regressem não só com a sua presença, mas com um pelotão maior para que a emoção regresse entre os mais jovens".
Lousada vai receber a Taça de Portugal Ralicross | Kartcross nos próximos dias 21 e 22 de outubro.