No Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, em Lousada, está a ser construído o Skate Parque com estrutura de Parkour.

Este é um projeto que advém de uma candidatura ao Orçamento Participativo Jovem de Raul Sobral, Daniel Teixeira e João Moreira que, apesar de não ter sido a proposta vencedora, “revelou-se pertinente e foi aproveitada pelo município”, informa um comunicado da autarquia.

A obra resulta de uma candidatura ao PARU (Plano de Ação para a Reabilitação Urbana) Norte 2020, financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) para a construção da estrutura. O investimento que faz parte da requalificação do espaço público do Parque Urbano, relativo à terceira fase, tem previsto um investimento que ronda os 450 mil euros, sendo complementada com uma zona para a prática de Parkour, adjacente às Piscinas Municipais.

A área total é de, aproximadamente, 900 metros quadrados, sendo a maior parte destinada ao Skate Parque, com 620 metros quadrados. Já a área destinada ao Parkour é de 110 metros quadrados e o restante espaço vai destinar-se a acessos e zona de jardim.

O Skate Parque está desenvolvido em plataformas de nível que se moldam de acordo com a topografia original do terreno e as necessidades e imposições técnicas da modalidade. Este equipamento é composto por quatro patamares, sendo que, na zona central, desenvolve-se uma pirâmide de ligação entre as plataformas. A zona de Parkour apresenta um conjunto de obstáculos, por intermédio de paredes retas, paredes em “L”, paredes inclinadas, caixas e plataformas de piso, que poderão ser ligadas por estruturas de aço tubular entre elas.