Esta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de setembro, vão realizar-se as IX Jornadas da Educação, no Auditório da Escola Secundária de Lousada.

O evento deste ano tem como mote “Mais arte para uma melhor educação”, sendo que é promovido pelo município de Lousada e pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente. As jornadas são acreditadas como formação contínua de 12 horas, informa um comunicado da autarquia.

A sessão de abertura está marcada para as 09h00 de quinta-feira, com a presença do vereador com o Pelouro da Educação, António Augusto Silva, o diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Sousa Nascente, António Campos, e do diretor do Agrupamento de Escolas de Lousada, Filipe Silva.

“As artes, as imaginações e as escolas: por uma ecologia de ação criativa” é o tema da conferência apresentada por António Ângelo Vasconcelos. Teresa D´Eça vai falar sobre “Espaços educacionais para viver juntos através das artes”. A manhã vai terminar com o painel “Na escola, à roda das artes – o que pode…” para abordar teatro, música, dança, ativismo e artes visuais, com moderação de César Israel Paulo. A tarde do primeiro dia vai ser preenchida com as Oficinas Temáticas.

Na sexta-feira, Guilherme d´Oliveira Martins vai abordar “O estado da Arte”, a partir das 09h30. Adelaide Galhardo vai estar à conversa com Fernando Alves sobre “Viagem a Portugal de Saramago. Crónicas com arte (das palavras)”. O “Plano Nacional das Artes” vai ser o tema apresentado por Paulo Pires do Vale. Por último, o painel intitulado “Artes e Telas” vai ser moderado por Conceição Brandão e tem como convidados Elsa Cerqueira e Abi Feijó.

O encerramento das IX Jornadas da Educação vai contar com a presença do secretário de Estado da Educação, António Leite, e do presidente da câmara de Lousada, Pedro Machado.