No dia 30 de março, pelas 17h30, decorrerá na Escola Secundária de Lousada o evento “Seja Diferente, não seja Indiferente”, com o objetivo de analisar a empregabilidade de pessoas com deficiência, tanto em contexto escolar, como laboral.

O evento que une o município de Lousada e a Escola Secundária de Lousada, será marcado por um debate que decorrerá presencialmente, sendo também permitida a participação online na página oficial do município de Lousada e  do Agrupamento de Escolas de Lousada.

Este debate tem como objetivo “abordar temas como a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e os direitos das mesmas, mostrando que estas podem mostrar produtividade e eficiência nos cargos que podem realizar“, de acordo com o município. 

O debate terá diferentes temas em análise, sendo que a sua abertura será feita pelo Diretor da Escola Secundária de Lousada, Dr. Filipe Silva, que dará lugar à Equipa Terapêutica do Agrupamento de Escolas de Lousada. Este segue-se com a participação da Dra. Maria Helena Alves, que representa o Instituto Nacional para a Reabilitação. A representar o Município de Lousada e o Balcão de Inclusão, a Dra. Virginia Machado e a Dra. Regina Pacheco, entram no debate pelas 18:00 horas, com o tema “Do Balcão da Inclusão… às Medidas de Empregabilidade vs Ocupação”. O psicólogo, Dr. Augusto Sousa irá analisar o tema seguinte “Enquadramento do PIT. Do enquadramento ao desenvolvimento de um PIT. Desenvolvimento de práticas na escola. Algumas propostas de práticas em contexto escolar” e será seguido pela Dra. Mónica Carvalho, também psicóloga e representante da ACIP. Empresário como, Mafalda dos Santos Monteiro, da Univerplast, Marta Teixeira, Mota Teixeira juntam os seus testemunhos ao do ex-aluno Otávio Bessa. 

Para terminar o evento, haverá a intervenção da Vereadora da Igualdade e da Inclusão do Município de Lousada, Dra. Maria do Céu Rocha, pelas 19h30.