A ação municipal da Câmara Municipal de Lousada, ao nível do desporto, está assente em duas perspetivas: por um lado no apoio ao associativismo e, por outro, às coletividades desportivas. Nas duas vertentes o executivo procura apoiar o plano anual de atividades, assim como a melhoria das instalações, como assegura o vereador responsável pelo pelouro do desporto, António Augusto Silva, em entrevista ao Jornal A VERDADE. 

“Quando olhamos para o cronograma desportivo temos de contemplar estas duas perspetivas. Por um lado, aquilo que se faz no associativismo, e que é muito diversificado, mas procuramos também fomentar o aparecimento de modalidades que conseguimos oferecer nomeadamente às nossas crianças e jovens do concelho”, destaca o vereador.

Na vertente do associativismo, António Augusto reconhece e parabeniza o trabalho das associações, nomeadamente dos dirigentes que fazem “um grande esforço”, retirando horas do seu lazer e da companhia das famílias. “Um trabalho de voluntariado extremamente importante para as comunidades”, salienta. Para fazer face a essas dificuldades, o município tem um papel ativo, subsidiando o plano anual de atividades, acompanhando a maioria das instalações e ajudando nos transportes.

O atletismo, o voleibol e a ginástica desportiva são exemplos de modalidades que não existiam há cerca de oito anos e que a câmara tem fomentando o seu aparecimento, para que os jovens possam escolher o que mais gostam de fazer.

Parque urbano Dr. Mário Fonseca

Uma ação que abrange toda comunidade, em diversas valências e, nesse sentido, a Câmara Municipal de Lousada procura também fomentar a atividade desportiva informal, investindo na “Atividade física para todos”, com um conjunto de iniciativas que promovam o exercício físico dos cidadãos, como o programa municipal de caminhadas.

Futebol, futsal e restantes modalidades

O desporto no concelho de Lousada assume um importante papel junto da comunidade, que se divide, de forma equilibrada, entre futebol, futsal e restantes modalidades, que o vereador considera fundamental. “Se retirássemos o futebol e o futsal da prática desportiva dos nossos jovens, ficaríamos com uma prática desportiva, significativamente, reduzida”.

No que respeita às modalidades, reconhecidas por António Augusto como uma “grande marca do concelho”, são várias as que se destacam, como por exemplo os desportos motorizados. Numa das freguesias do concelho, Senhora Aparecida, encontra-se um grande núcleo de corredores que tem atravessado gerações. “Hoje, existe uma geração muito mais jovem a aparecer e a fazer campeonatos fora de Portugal”. Também em Lustosa, a comunidade participa ativamente na modalidade e onde têm decorrido campeonatos nacionais, “Aliás, este ano, vai voltar a acontecer o campeonato nacional de motocross”. No centro da Vila, o vereador realça a pista da costilha, um local que tem feito um “trabalho brilhante”, nomeadamente no ralicross.

Estádio Municipal de Hóquei em Campo

O Hóquei está também no ADN de Lousada, nomeadamente o Hóquei em Campo, com a variante de inverno de Hóquei de Sala. Nas palavras de António Augusto, a modalidade já teve uma expressão diferente em Portugal, mas neste momento tem uma visibilidade mais reduzida. Uma mudança explicada pela “alteração de pisos muito caros”, razão que levou muitos clubes, ao longo dos anos, a abandonar o Hóquei em Campo, o que não sucedeu em Lousada. “Temos, provavelmente, o melhor estádio da Península Ibérica, que está ao nível do melhor que existe na Europa, nomeadamente em países em que a modalidade é muito forte”, garante.

Evidência também para o ténis, com mais de mil praticantes em Lousada. E ainda o atletismo com “muita gente a correr”, na pista de atletismo, “de excelência” no Complexo Desportivo de Lousada e onde se fazem provas a nível distrital. 

“Instalações mais ecléticas e com maior diversidade”

Lousada oferece uma variada e abrangente vertente desportiva à comunidade que pode usufruir de instalações “mais ecléticas e com maior diversidade” no Complexo Desportivo de Lousada, salienta António Augusto, acrescentando que “quem chega pela primeira vez às instalações surpreende-se com a dimensão e a qualidade. O facto de termos relvados naturais, leva a que muitos clubes nacionais e internacionais, assim como seleções nacionais, procurem para fazer a pré-época”

Um sítio que o vereador descreve como calmo e com todas energias que favorecem uma sociedade, no futuro, mais saudável. “O desporto contribui para essa saúde e, portanto, acho que os hábitos de uma vida saudável se começam a adquirir na infância”

Complexo Desportivo de Lousada

Uma prática incentivada pelo município com a promoção de ateliês de cozinha saudável para pais e filhos, encontros mensais de desporto, que dão a conhecer a crianças do pré-escolar e primeiro ciclo várias modalidades. Não temos o futebol nem o futsal porque consideramos que naturalmente já conhecem, mas podem experimentar um conjunto diversificado de modalidades”.

Para o próximo verão Lousada tem já programadas diversas atividades, como o Campeonato Europeu de Hóquei.