Estão a decorrer, desde o final de 2021, as obras de beneficiação na Escola Básica de Lousada Este (EB2,3 de Caide de Rei) que visam a resolução de “problemas de infiltrações e melhoria das condições de conforto térmico”, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte.

De acordo com o comunicado do município, está a ser efetuada a substituição das caixilharias exteriores e estores, “de forma a conferir ao edifício maior conforto térmico e condições de estanquidade”.

Está, ainda, prevista a repavimentação das salas “tendo em vista uma mais fácil manutenção e melhor conforto”. As claraboias do pátio interior e das escadas posteriores também vão ser intervencionadas, assim como, a remoção dos painéis da cobertura existente degradados e respetiva estrutura de suporte. No Pavilhão Desportivo já decorrem obras de revestimento integral das paredes exteriores e dos balneários e ainda a substituição do pavimento desportivo por manta vinílica multicamada. 

Este é um investimento superior a um milhão de euros, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em cerca de um milhão de euros.

Após a conclusão das obras de requalificação e modernização da Escola Básica Lousada Centro (EB 2,3 de Lousada) e com a intervenção em curso na Escola Básica de Lousada Este (EB2,3 de Caíde de Rei), a autarquia prevê “para breve” o início da empreitada na Escola Básica de Lousada Norte (Lustosa) e Lousada Oeste (Nevogilde).