A Mata de Vilar, em Lousada, abriu ao público com visitas e atividades pedagógicas.

As iniciativas funcionam por marcação e, nesta fase, para grupos superiores a 10 pessoas.

Está localizada na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, tem uma área superior a 14 hectares e está classificada a nível internacional (FSC©) como Floresta de Alto Valor de Conservação.

Foto: Município de Lousada

Depois de várias obras de melhoramento e de promoção da acessibilidade – algumas ainda em curso -, este espaço florestal está agora dotado de um Centro de Interpretação de suporte ao Programa Educativo e de Animação Ambiental, trilhos florestais, um banco de sementes e viveiros pedagógicos, dedicado aos mais diversos tipos de público, bem como diversos trilhos, incluindo um trilho florestal acessível.

Foto: Município de Lousada

Os espaços naturais a visitar incluem o Vale das Faias, o Núcleo de Medronheiros, áreas de carvalhal nativo e diversos charcos para a vida selvagem, incluindo a antiga pedreira, reconvertida para funções ecológicas e a lista de fauna inclui mais de 70 espécies, informa um comunicado da autarquia. Ao nível de flora estão catalogadas 112 espécies, destacando-se espécies com estatutos de proteção legal como o sobreiro, a gilbardeira, o narciso-bravo e o azevinho.

O Programa Educativo está disponível para consulta neste link.