O piloto de Lousada Luís Morais conquistou, no Rali de Portugal, o terceiro lugar nas contas do Campeonato de Portugal de Ralis 2RM e o quinto posto nas contas da Peugeot Rally Cup Ibérica.
O arranque do Vodafone Rally de Portugal deu-se em Coimbra, com uma Super Especial de 2,8 quilómetros, tendo a dupla optado por "uma toada calma" e que não os fizesse "cometer qualquer erro que pudesse arruinar a prova", assinando o quinto tempo nas contas do Campeonato de Portugal de Ralis Duas Rodas Motrizes. "A jornada de sexta-feira seria muito exigente. Ficamos logo com essa ideia nos reconhecimentos dos troços e tínhamos perfeita noção de que esta iria ser uma prova onde a inteligência tática ditaria o resultado", afirma o piloto, citado num comunicado.

A sexta-feira contou com uma primeira passagem pelas especiais de Lousã, Góis e Arganil. Foi quarto em Lousã e fez o segundo melhor tempo em Góis, algo que o deixou "muito feliz". "A classificativa estava totalmente destruída por todos os quatro rodas motrizes que nos antecederam. Pedra, muita pedra solta, regos fundos e ainda tivemos de enfrentar muito pó, que dificultou a visibilidade. Fizemos um excelente trabalho com as notas e o ritmo foi bom, mas sofremos muito", completou, referindo que o "calvário" a continuou nos 18,72 kms de Arganil.
Esta especial "pouco melhor estava do que a anterior" e continuaram "a sofrer com o pó". "Felizmente, conseguimos andar bem e o terceiro tempo no fecho da ronda foi um bom prémio para o nosso esforço", disse.

Luís Morais e Paulo Silva foram os segundos mais rápidos em Lousã 2, em Góis 2 e Arganil 2.
No entanto, um acidente de um concorrente anterior fez a organização neutralizar a especial e, aí, "já nada havia a fazer". "20 segundos seria impossível de recuperar na Super Especial em Lousada e, como tal, aproveitamos para desfrutar da receção que tivemos na minha terra e dar espetáculo para os milhares presentes no circuito", confessou. "Foi uma emoção tremenda estar perante as nossas famílias, os nossos amigos e conterrâneos a correr na Costilha integrado no Rali de Portugal e logo a comemorar o segundo pódio da temporada", sublinhou.
"Esta época de estreia tem tido os seus momentos mais difíceis, mas está a exceder as minhas expectativas e quer eu, quer o Paulo, estamos muito motivados para tentar ainda melhorar mais nas provas que se seguem", concluiu.
