José Carlos Pereira, autor, e a ilustradora Beatriz Félix apresentaram o livro infantojuvenil “O Sol Não Anda” no domingo, dia 4 de dezembro, no auditório da Junta de Freguesia de Caíde, em Lousada. A obra reúne “ciência, pedagogia e espiritualidade” e descreve o percurso de vida do autor.

O evento foi organizado pelo presidente da Junta de Freguesia de Caíde, Luís Peixoto, já a sessão cultural foi moderada por Lília de Castro e Costa, mentora do projeto editorial, que “descreveu o percurso do livro desde a data do seu lançamento em 2020 e apresentou os autores”.

António Meireles, professor do ensino básico e secundário de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica), analisou criticamente a obra e atribui uma vertente “espiritual” ao livro: “Ao ler este este maravilhoso livro, senti a humanidade e o desejo de felicidade que transportamos aos ombros. É pedagógico, é ciência; digamos, sem medo, que é profundamente religioso, pois religa todo o percurso pessoal do nosso José Carlos Pereira. É espiritual, na medida que nos religa com as nossas raízes e com a nossa consciência pessoal e coletiva. É das obras mais fáceis que encontrei até hoje”.

No evento também estiveram presentes crianças que interagiram de forma “afetiva e pedagógica” com o autor do livro. Por fim, José Carlos Pereira recordou o escritor António Sérgio que realçava a necessidade dos bebés interagem com os livros, através das ilustrações, de forma a promover “o primeiro toque de leitura”.

O evento foi, ainda, acompanhado pela jovem Laura Couto que protagonizou dois momentos musicais com flauta.