A ‘Lousada Vila Natal’ iniciou este sábado, dia 30 de novembro, dando início a um mês de atividades e novidades para toda a comunidade. Para além do tradicional Mercado de Natal, que continua na Avenida do Senhor dos Aflitos, com a Pista de Gelo e a Casa do Pai Natal, este ano, a grande novidade é a Tenda nas Pocinhas, que promete transformar a Praça das Pocinhas num ponto de encontro, marcado por uma programação cultural diversificada.
A vereadora da Câmara Municipal de Lousada, Maria do Céu Rocha, destacou que, além da Tenda, o evento conta com o Lousada Vila Market, um mercado dedicado ao comércio local, e o Lousada Fun Park, que traz insufláveis para as crianças e jovens. A Tenda nas Pocinhas será o palco de vários espetáculos, como apresentações do Conservatório e outras animações, oferecendo aos visitantes “um espaço confortável e abrigado para as suas vivências culturais”.
Entre as várias atividades previstas, a gala dos seniores e o Circo de Natal para as escolas são algumas das atrações de destaque, com a parada de Natal a acontecer no dia 15 de dezembro. Para quem procura atividades físicas, o Lousada Natal Fitness, programado para depois das festas, incentivará a prática de desporto para “equilibrar os excessos da época”.
A vereadora sublinhou também a importância de promover o comércio local, destacando o artesanato e os doces tradicionais, que estarão em destaque durante as semanas seguintes. Maria do Céu Rocha explicou ainda a ligação entre os dois espaços: “através da iluminação fizemos uma ligação entre os dois espaços e temos também uma espécie de praça de alimentação no parque do Tribunal para que as pessoas possam passar uma grande parte do seu tempo”.
Com um começo no fim de semana, a ‘Vila Natal Lousada’ promete “atrair ainda mais visitantes, valorizando o associativismo e trazendo à cidade iniciativas sociais”, como a Pista de Gelo, cujo lucro será direcionado para uma IPSS local. Maria do Céu Rocha expressou a sua esperança de que todos os lousadenses aproveitem a programação cultural: “espero que a população lousadense possa usufruir do Mercado de Natal, comprar no comércio local e possa usufruir da programação cultural para esta época porque provemos, essencialmente, aquilo que é do território”.
Veja o álbum completo através deste link.