logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Lousada: Inauguradas novas instalações da Associação de Solidariedade Social de Nespereira

Redação

Decorreu este sábado, dia 31 de agosto, a inauguração das novas instalações da Associação de Solidariedade Social de Nespereira, em Lousada. A cerimónia foi presidida pela secretária de estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, e do Bispo Auxiliar do Porto, Vitorino Soares, que fez a bênção das novas instalações.

A execução do projeto garantiu a revisão em alta do acordo de cooperação para as valências existentes na associação (Centro de Dia, Creche e Serviço de Apoio Domiciliário), que foram publicamente assinados no decorrer da solene de inauguração entre o Centro Distrital do Porto do Instituto de Segurança Social e o presidente da direção da Associação de Solidariedade Social.

Pedro Magalhães, presidente da direção da Associação de Solidariedade Social, afirmou que a requalificação é "o concretizar de um sonho" que irá permitir dar à população "uma resposta à enorme procura pelos serviços prestados e um espaço mais amplo e mais modernizado".

O presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, visou também a importância da requalificação da ASS Nespereira para Lousada e abordou o reforço futuro que o município irá fazer para abrir mais creches e, consequentemente, mais vagas. "Esta requalificação e estes equipamentos vão permitir um reforço a três respostas sociais: Creche, Serviço de Apoio Domiciliário e o Centro de Dia (...) Para breve teremos condições para abrir uma nova creche com mais 32 vagas em Caíde Rei e outra em Lousada na Associação Social, Recreativa e Cultural 'Ao Encontro das Raízes'", afirmou.

Clara Marques Mendes, secretária de estado da Ação Social e da Inclusão, defendeu que "todas as pessoas devem ter, como primeira resposta, a oportunidade de serem tratadas nas suas casas independentemente da natureza do seu problema", no entanto, concluiu que, em determinados casos, "a institucionalização é fundamental". Sobre a requalificação da ASS Nespereira, frisou que "este é um projeto que devia ser replicado. Estabelecer, no mesmo espaço, o convívio entre crianças e idosos é extraordinário, já que permite que os mais novos aprendam a valorizar os mais velhos, possibilita uma enriquecedora troca de experiências e contribui para uma melhoria da saúde mental dos idosos", salientou.

Vitorino Soares, Bispo Auxiliar do Porto, valorizou a requalificação que afirmou ser "uma prova de que é possível para o ser humano recuperar, recriar e adaptar de forma a fazer o bem às pessoas".

A obra teve um custo de aproximadamente 1 milhão e 200 mil euros, tendo contado com um apoio do FEDER em mais de 900 mil euros. A operação contou também com a colaboração do Município de Lousada que cedeu a antiga escola da Boavista (Nespereira) e um subsídio de 120 mil euros, em prestações.