Os Empreendimentos de Habitação Social de Meinedo e Cernadelo estão a ser alvo de obras de eficiência energética, que estão em execução no âmbito do Programa  Operacional Regional do Norte.

O investimento, que ultrapassa um milhão e 127 mil euros, é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em mais de 916 mil euros, e o restante valor é suportado pelo município.

A autarquia explica que as obras de intervenção têm como “finalidade a implementação de medidas integradas de promoção da eficiência energética racionalizando os consumos”.

Em Meinedo decorrem obras no “revestimento exterior, estando prevista a conclusão para o final do ano”. Em Cernadelo a intervenção na cobertura encontra-se “concluída e decorre a substituição da caixilharia, revestimento e pinturas”.

“A empreitada inclui intervenção nas paredes, pavimentos e coberturas exteriores, com colocação de envidraçados duplos com caixilharia de alumínio com corte térmico e ainda instalação de um sistema solar do tipo coletivo com armazenamento individual.”

No âmbito do mesmo programa, as intervenções  no Empreendimento Social de Lustosa terminaram em 2021.