No âmbito do Dia Internacional do Idoso, celebrado a 1 de outubro, o município de Lousada promoveu uma "Desfolhada Sénior" com a intenção de "recriar memórias comuns" entre os participantes e para "valorizar as experiências e histórias de vida". A iniciativa decorreu na segunda-feira, dia 2 de outubro.
Maria do Céu Rocha, vereadora com o pelouro da Ação Social, referiu que a comemoração desta data "é importante, na medida em que se pretende sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. Esta é uma data dedicada a homenagear e reconhecer a contribuição dos idosos para a sociedade".

A vereadora acrescentou ainda que "a passagem do tempo traz consigo uma valiosa bagagem de experiências, aprendizagens e histórias de vida. Os idosos são os detentores desta riqueza cultural e social e é fundamental valorizar e preservar este património. Aliás, muitos idosos continuam a ser participantes ativos na sociedade, seja através do trabalho, do voluntariado ou do apoio às suas famílias. As suas habilidades e conhecimentos são fontes inesgotáveis de inspiração e orientação para as gerações mais jovens".

No final, a vereadora deixou um agradecimento a todos os envolvidos: "como é o caso das juntas de freguesia, instituições e outros que se têm associado com o seu contributo, nomeadamente os músicos que animaram a tarde, o Rancho Folclórico de Nogueira que abriu as suas portas, o senhor Zé da Vila, que forneceu as espigas, e o trabalho dos voluntários".
Lousada tem, atualmente, 17 movimentos seniores ativos, nomeadamente nas freguesias de, Aveleda, Boim, Caíde, Cristelos, Lodares, Lousada - S. Miguel, Lustosa, Macieira, Meinedo, Nespereira, Nevogilde, Nogueira, Ordem, Pias, Silvares, Sousela e Vilar do Torno e Alentém.
A integração de pessoas com mais de 55 anos nos movimentos seniores pode ser feita através do e-mail movimentosenior@cm-lousada.pt ou dos contactos telefónicos 930 499 507 e 255 820 500.


