aec lousada
Publicidade

No novo ano letivo, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) dos alunos do 1.º ciclo de Lousada vão contar com “algumas novidades”.

De acordo com o município, os alunos do 1.º e 2.º anos vão ter três atividades: uma hora de música, duas horas de atividade física e desportiva (com bicicletas) ou natação e duas horas de atividades lúdico expressivas. As crianças que frequentam o 3.º ano continuam a usufruir de: uma hora de música por semana e duas horas de atividade física e desportiva (com bicicletas) ou natação, duas horas por semana de expressão dramática e filosofia para crianças.

Já no caso dos alunos do 4.º ano há um “reforço da atividade de música” com duas horas semanais, duas horas de atividade física e desportiva (com bicicletas) ou natação e uma hora de xadrez e iniciação à programação e robótica.

A musicoterapia, para os alunos com medidas adicionais, vai ser intensificada para 12 novas turmas, que passam a ter duas horas semanais. “Esta é uma decisão que surge depois da avaliação feita ao longo do passado ano letivo, tendo-se verificado que houve, por parte das crianças, melhorias ao nível do desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas”, refere a autarquia em comunicado.

Com estas atividades, o Município proporciona que os alunos do 1.º ciclo tenham, de forma gratuita, a oferta de um conjunto de aprendizagens enriquecedoras e diferenciadoras”, acrescenta ainda.

A coordenação das AEC está a cargo do município, que estabeleceu parcerias com o Conservatório Vale do Sousa, com a empresa municipal Lousada Século XXI e com a Federação Portuguesa de Xadrez.