O município de Lousada está a promover, entre os dias 11 e 14 de abril, na interrupção letiva da Páscoa, a iniciativa “Aprendiz por 1 dia”, que leva os alunos do nono ano de escolaridade das escolas públicas do concelho a acompanhar, durante um dia, um profissional ao longo das suas funções diárias e participar nas tarefas quotidianas.

Esta atividade, que vai na nona edição, permite “o contacto com o mundo real do mercado de trabalho numa área que vá de encontro às suas preferências”, refere um comunicado da autarquia. No local escolhido e durante esse dia, podem contactar com os profissionais, colocar questões e fundamentalmente experienciar a área profissional do seu interesse. 

Estão inscritos mais de 330 alunos que vão experimentar, no total, 84 áreas profissionais.

Este projeto insere-se no Programa DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade) que é composto pelo “Orienta-te e Segue”, pelo Pré-SEA e pelo SEA (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento).

O “Aprendiz por 1 dia” é um projeto de orientação vocacional criado pelo município e dirigido aos alunos do nono ano de escolaridade, cujo objetivo passa pela “redução do abandono precoce da escolaridade mínima obrigatória e orientação vocacional”.