logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Lousada: 7.ª edição do Festival do Bazulaque "ultrapassou as expetativas" da organização

Redação

No dia 17 de agosto, o Parque de Lazer Domingos Ferreira, na freguesia de Meinedo, em Lousada, acolheu a 7.ª edição do Festival do Bazulaque.

Para além do prato tradicional, os presentes puderam degustar feijoada (12h00), caldeirada de anho (16h30) e anho grelhado na brasa (17h30), bem como caldo verde e, segundo a organização, "esgotou tudo".

Em declarações enviadas ao Jornal A VERDADE, Adriano Moreira, Chanceler Mor da Confraria do Bazulaque de Magneto garante que o evento "ultrapassou as expectativas", com a presença de "mais de duas centenas de pessoas. Além dos magnetenses, que participam sempre em massa, tivemos vários visitantes de outras terras vizinhas que vieram experimentar o bazulaque".

O Chanceler Mor refere, ainda, que a confraria tem vindo a fazer um trabalho "intenso na promoção do "pitéu", que é, sem dúvida, algo que representa muito a freguesia de Meinedo. Este festival foi mais uma iniciativa que ajudou a cumprir essa nobre missão: não deixar cair no esquecimento um prato que tem uma história ímpar nas gentes e história gastronómica de Meinedo", sublinha.

Adriano Moreira é confrade fundador da Confraria, foi Mestre Cerimonial e, recentemente, assumiu funções como Chanceler Mor. Juntamente com os colegas, restantes órgãos sociais e todos os confrades pretende "dar continuidade ao excelente trabalho que foi desenvolvido até aqui e continuar a defender e a promover o bazulaque".