Este sábado, dia 18 de junho, a loja do Turismo Porto e Norte, do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, vai acolher uma ação promocional da I Bienal – Festival de Artes em Madeira de Paredes (FAMP).

Em concreto, vai haver uma mostra de trabalhos em madeira “feitos ao vivo” pelas mãos de um artesão e vai ser exibido do vídeo promocional do FAMP 2022.

Em julho, no dia 23, Santiago de Compostela vai receber o Festival de Artes da Madeira de Paredes, com um artesão a trabalhar ao vivo, “possibilitando a interação com o público, através da experimentação”, informa um comunicado da autarquia paredense. A iniciativa vai repetir-se a 13 de agosto no Welcome Center do Porto.

Estas ações de 23 de julho e de 13 de agosto, nas lojas de turismo, incluem uma “Performance Interativa” nas ruas próximas desses espaços, convidando o público “a esculpir uma peça em madeira, dando assim continuidade à obra de arte que o artesão estará a demonstrar”.

A Bienal – Festival de Artes em Madeira de Paredes vai decorrer de 24 de setembro a 9 de outubro, com uma programação cultural eclética de acesso gratuito e que tem como objetivo “homenagear e enaltecer o trabalho dos ‘Mestres de Paredes’ que marcam a identidade do território, principal produtor e exportador de mobiliário português”.

O evento vai celebrar as profissões ligadas à madeira e ao mobiliário e “perpetuar as memórias, as artes e o saber-fazer dos marceneiros, entalhadores, torneiros, estofadores, polidores, carpinteiros e escultores de madeira, profissionais que têm vindo a escassear”.

O festival é promovido pelo município de Paredes e pretende ser “um importante legado para as crianças e jovens conhecerem e valorizarem as tradição do fabrico de móveis em madeira”, sendo que também vai homenagear as mulheres “carreteiras”.

Conheça a programação das iniciativas:

Loja Aeroporto

18 de junho (10h00-13h00 e as 15h00-18h00)

Porto Welcome Center

13 de agosto (10h00-13h00 e as 15h00-18h00)

Santiago de Compostela

23 de julho (10h00-12h00 e as 14h00-17h00)