moita flores ctt marco 1
Publicidade

Durante a tarde desta quinta-feira, dia 26 de janeiro, a loja dos CTT do Marco de Canaveses acolheram uma sessão de autógrafos com o escritor Francisco Moita Flores, no âmbito do seu novo livro “A Despedida de Ulisses”. O escritor falou com o Jornal A VERDADE sobre o seu novo livro, bem como sobre trazê-lo até à população de Marco de Canaveses.

De acordo com Francisco Moita Flores, “o livro retrata uma família na época de confinamento durante a pandemia da COVID-19. Tudo inicia quando Ulisses decide começar reformar-se no dia 28 de fevereiro de 2020 e passado apenas dois dias o confinamento começa”, refere. E acrescenta que “Ulisses tem três filhos, um jornalista, uma trabalhadora da direção de educação no Ministério e uma médica”. Francisco Moita Flores explica que escolheu estas profissões para “expor alguns dos assuntos mais destacados que aconteceram durante a pandemia”.

moita flores ctt marco 5

Decidiu escolher o jornalismo porque a seu ver “deve ter sido o período mais negro do jornalismo em Portugal depois do 25 de Abril, porque confundiu-se jornalismo com propaganda e deixou-se contaminar a informação pela calunia, pela invenção e por tudo aquilo de mais tenebroso que existia nas redes sociais”.

Sobre a vertente da educação, o escritor escolheu para falar da “mudança na vida das crianças” e, sobre a parte da medicina, para dar foco “o drama na saúde”

Francisco Moita Flores recorda que, na época de pandemia, sentia-se “com pouca vontade de escrever”. Contudo, optou por “deixar um testemunho”, tendo “parado de escrever um romance em que estava a trabalhar, para desenvolver esta obra”.

moita flores ctt marco 4

Vir até Marco de Canaveses para apresentar o seu livro é “vir ao encontro dos leitores”, o que, para Francisco Moita Flores é muito importante. “Tenho um prazer muito grande em encontrar-me com os meus leitores, que também acabam por me transmitir o que acharam das minhas obras e o que procuram em trabalhos futuros. Faço os possíveis para atender a todos os convites, porque, para além de ser um dia diferente, tenho a grande vantagem de ir percebendo os público heterogéneos que procuram as minhas obras”, sublinhou.

moita flores ctt marco 3

Após o lançamento de “A Despedida de Ulisses”, o escritor continua a trabalhar no romance. No entanto, ainda este ano, irá divulgar uma obra que fala sobre um acontecimento da sua vida. Na Feira do Livro de Lisboa, de 2021, Francisco Moita Flores sofreu um enfarte do miocárdio e este livro retrata, em cerca de 100 páginas, “a história do meu renascimento, porque o que me aconteceu, ter o enfarte e salvar-me, só acontece a 5% das pessoas. Vou contar a minha história, num sentido de alerta para as pessoas não cometerem os mesmos erros que eu cometi”, disse.

Por sua vez, Rui Cruz, gerente da loja CTT do Marco de Canaveses, explicou que este evento “é um dos novos projetos dos CTT”, defendendo que “faz sentido ter este tipo de iniciativas para que as pessoas tenham acesso a outro tipo de leituras, escritas e eventos. Francisco Moita Flores é o primeiro nome a realizar este género de sessões”, mas o objetivo é “que seja o primeiro de muitos”.

moita flores ctt marco 2