No próximo domingo, dia 8 de maio, o livro  “Barcos do Tâmega” de António Aires, vai ser apresentado no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, pelas 16h00.

Editado pela Câmara Municipal de Amarante, o livro aborda temas “como a navegabilidade do Tâmega, a pesca, as pontes, as barcas de passagem, os barcos, as cheias e o garimpo do estanho nas areias do Tâmega”, indica o comunicado, acrescentando que é também feito “um levantamento de todo o património construído, desde o centro de Amarante até aos limites da freguesia de Rebordelo, as praias fluviais e a exploração de areias, lavadeiras e outros assuntos de valor etnográfico”.

A mesma nota indica que o livro resulta “de uma vasta investigação, da leitura de fontes bibliográficas e de um contínuo trabalho de campo”.

Para o presidente do município José Luís Gaspar “são livros como este, que retratam uma certa vida privada e simbólica de uma comunidade, que constroem as nossas memórias”.

António Francisco Esteves Aires, é natural de Amarante e licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.