autotestes covidFoto: Alexandra_Koch/Pixabay
Publicidade

A ministra da Saúde revelou, esta quinta-feira, dia 12 de maio, que a partir do final da semana, quem tiver um autoteste positivo de COVID19 e ligar para a linha Saúde 24 terá acesso a uma prescrição automática para teste rápido de antigénio.

Marta temido sublinhou que “mais do que regressar a uma opção que tivemos [testes gratuitos nas farmácias] e que entendemos que neste momento já não é adequada, como noutros países já não será, é a possibilidade de descongestionar o acesso aos testes rápidos de antigénio”.

A ministra considerou que a opção “é adequada à atual situação epidemiológica e garante o atendimento e encaminhamento automático para o acesso à prescrição sem os constrangimentos de espera”, acrescentou.

Sobre o aumento de casos de COVID19, disse que tal aumento “era expectável”, remetendo para o último relatório de monitorização epidemiológica e sequenciação genómica elaborado pelo Instituto Ricardo Jorge, que mostra “um aumento de uma das linhagens da variante ómicron que tem um crescimento bastante significativo, sendo já de 37% a prevalência, e que poderá atingir os 80% a 20 de maio”.