Leonor Sousa e Martim Sousa, atletas da Associação Desportiva de Paredes, sagraram-se vice-campeões da Europa de Pares de Dança, na categoria de cadetes, no Campeonato Europeu de Patinagem Artística, que iniciou no dia 29 de agosto, em Itália. Os jovens atletas paredenses realizaram duas provas, Style Dance e Free Dance, e conquistaram a medalha de prata, com uma pontuação de 84.06.
A dupla chegou a Portugal no dia 6 de setembro e ainda com as emoções ‘à flor da pele’, Leonor Sousa conta que sentiu “uma felicidade” que não consegue explicar. “Treinamos muito ao longo da época, fomos melhorando o nosso trabalho e tivemos a recompensa com o prémio”, garante a jovem de 15 anos. A dupla já havia vencido, em 2021, a Taça da Europa de Paredes em Iniciados. No ano seguinte, participou no campeonato europeu, “mas que não correu como o esperado”, mas este ano cumpriram um dos objetivos. “É sempre bom ganhar estes prémios e representar Paredes e Portugal. São sempre experiências incríveis”.

Foi em 2015, com quase sete anos, que Leonor Sousa deu início ao sonho da patinagem artística. “Aos quatro anos experimentei na escola, mas mudei e entrei no ballet, onde estive cerca de dois anos. Depois percebi que gostava mais da patinagem e perguntei aos meu pais se podia fazer. Fui experimentar em Paços de Ferreira e em 2019 mudei para Paredes”, recorda a jovem.
Agora, já mão se imagina “sem a modalidade. Faz-me muito feliz. É como se tivesse uma família em casa, na escola e chego lá e tenho outra família, porque estão todos os dias comigo”. O “foco e a disciplina” que tem na patinagem, tem sido um apoio para a escola. “Como tenho o tempo mais organizado, sei que tenho de estudar numas certas horas, mas consigo ser boa aluna”, garante.

“Organização” é a palavra-chave de Leonor Sousa que treina de segunda-feira a sábado. “Fazemos patinagem livre, solo dance e pares de dança, eu também faço quartetos. Depende dos dias, mas treino sempre pelo menos duas horas por dia. Por exemplo, às quartas-feiras entro às 16h30 e saio às 21h00. Gosto e quero continuar. Um dia sonho ir ao campeonato mundial e ficar no pódio”.
Mais ou menos com a mesma idade, Martim Sousa recorda os primeiros contactos com a modalidade “A minha irmã andava na patinagem e fui experimentar. Gostei e continuei”. As horas de treino são “muitas” e é preciso “muita disciplina” para conciliar com a escola, mas “os títulos” motivam este jovem de 14 anos a continuar. “Pensar em tudo o que já ganhamos e o que podemos continuar a ganhar, faz-nos trabalhar cada vez mais. Há sempre aqueles momentos em que nos sentimos cansados e só queremos descansar, mas nunca pensei em desistir. Temos de programar tudo para não falhar em nada e tenho tido sempre bons resultados na escola. Se conseguimos focarmo-nos no que estamos a fazer dá para para fazer tudo“.

A vida destes dois jovens cruzou-se em 2019, mas foi em 2021 que formaram par. “Treinamos durante dois meses, fomos à Taça da Europa, ganhamos e continuamos. Às vezes temos umas pequenas discussões, mas faz parte porque treinamos muitas horas juntos”, diz Leonor.
Ela tem o sonho de ser “treinadora de patinagem ou apresentadora de televisão”, e ele gostava de se dedicar à modalidade “a tempo inteiro. Tenho o sonho de ser campeão do mundo e gostaria de viver da patinagem, mas é um desporto que não traz muito retorno financeiro, porque dependemos de patrocínios. É impossível sustentarmo-nos com a patinagem, então gostava de engenharia”, diz Martim.
Os dois jovens atletas deixam alguns agradecimentos aos profissionais que os acompanham diariamente, entre eles “Célia Rocha, presidente da Associação Desportiva de Paredes, que nos ajuda em tudo o que precisamos; aos treinadores, porque sem eles nada era possível; aos meus amigos que nos apoiam todos os dias, e à família, aqueles que ajudam sempre em tudo”.