Lamego vai receber a primeira edição do Douro & Porto Wine Festival, este fim de semana, dias 17 e 18 de setembro, das 16h00 às 02h00, com concertos e apresentações gastronómicas.

A iniciativa pretende “receber milhares de festivaleiros, num espaço onde a gastronomia, o vinho, a música e o entretenimento se celebram num equilíbrio ideal”, refere comunicado de imprensa do Douro & Porto Wine Festival.

O Douro & Porto Wine Festival apresenta a nível musical no dia 17 de setembro Rui Pregal da Cunha (Heróis do Mar, Lx-90, Kick Out The Jams), com um live Dj set que sobe ao palco Douro & Porto Stage. Em seguida, atua Sérgio Pereira com a Banda do Filme Variações, segue-se a cantora Fafá de Belém e termina com Gipsy Kings by Diego Baliardo.

No domingo, dia 18, o palco Douro & Porto Stage abre com o concerto da Irma, seguido de Tiago Bettencourt e a noite termina com The Stranglers e Pedro Abrunhosa.

Foto: Douro & Porto Wine Festival

À chegada ao evento pode optar pela “entrada normal” que tem “acesso aos dois palcos do evento (Douro & Porto Stage e Cooking Stage), à zona de alimentação e às casinhas das quintas do Douro, para além de diversas experiências proporcionadas por parceiros do evento”.

Caso opte pela “entrada vip” poderá ter “acesso a uma tenda onde decorrerão concertos exclusivos no intervalo dos concertos do palco principal, uma zona com alimentação especial, sem necessidade de estar nas filas do recinto principal, e oferece ainda acesso a um golden circle, que permite aos visitantes assistir aos concertos na primeira fila”.

Foto: Douro & Porto Wine Festival

Douro & Porto Stage

Dia 17: 18h00 – 19h00 Rui Pregal da Cunha; 19h45 – 20h45 Banda do Filme “Variações”; 21h30 – 22h45 Fafá de Belém; 23h30 – 01h00 Gipsy Kings by Diego Baliardo

Dia 18: 18h30 – 19h15 Irma; 20h00 – 21h00 Tiago Bettencourt; 21h45 – 23h00 The Stranglers; 23h30 – 01h00 Pedro Abrunhosa

O festival também vai ser marcado pela gastronomia nacional com a Cooking Stage.

O dia 17 conta com o Chef Miguel Castro e Silva, seguido de José Julio Vintem, responsável pela carne, e Marlene Vieira, que acrescenta os legumes. António Loureiro vai apresentar o Lúcio e os peixes do rio e, por fim, Dirk Niepoort vai partilhar com todos os presentes dicas de paring para os cozinhados.

No segundo dia de festival, o palco conta com Miguel Castro e Silva e Fernando Alvim. A Catarina Nascimento irá explicar como confecionar trutas, Tiago Bonito traz vitela com legumes e José Guedes mostra como preparar barriga de porco.

Para finalizar a noite, Fernando Alvim sobe ao palco para a despedida com um DJ Set.

Cooking Stage

Dia 17:

17h30 Miguel Castro e Silva, José Julio Vintem, Marlene Vieira, António Loureiro e Dirk Niepoort

19h00 Prova IVDP Comentada de Porto Tawny e Ruby (com petiscos)

20h45 Brinde ao Douro & Porto com Chefs a Cozinhar e comentar

22h45 Todos os convidados no palco

Dia 18:

18h00 Miguel Castro e Silva, Fernando Alvim, Catarina Nascimento, Tiago Bonito, José Guedes

19h15 Tomate Coração de Boi (presença do Horticultor) e David Guimaraens (apresenta os melhores vinhos para paring)

21h00 Brinde ao Douro & Porto com Chefs a Cozinhar e comentar

23h00 Todos os convidados no palco com prova comentada

Sustentabilidade é uma das palavras que irá mascar o festival, que tem como objetivo principal “a redução da produção de resíduos e o desperdício zero”.

“A política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) será implementada também no festival, sendo instalados diversos equipamentos e contentores que visam a redução da produção de resíduos no recinto do festival e a aumento da taxa de reciclagem”, explica nota de imprensa.

No que toca à “mobilidade sustentável” é possível chegar ao festival através do comboio da linha do Douro até ao Peso da Régua e, de seguida, existem barcos que transportam os interessados até ao recinto do festival.

Foto: Douro & Porto Wine Festival

Quem é da região pode deslocar-se até ao recinto através de transfers (barcos) gratuitos que circularão entre as 15h00 e as 02h00. Para além disso, existem estacionamento gratuitos na cidade de Lamego e do Peso da Régua e na freguesia de Cambres, dos locais vão sair autocarros.

O Douro & Porto Wine Festival adotou medidas como rampas na entrada, zonas junto aos palcos para pessoas com mobilidade condicionada, entre outras soluções, de forma a que “todos os visitantes, sem exceção” possam usufrui do evento.

Os bilhetes podem ser adquiridos através do link disponibilizado.

Crianças com idade inferior a 12 anos podem entrar gratuitamente. O evento terá somente contacless ou o método tradicional, desta forma, “não irá circular qualquer tipo de dinheiro físico”.

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.