logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Juventude Socialista do Marco vai promover a iniciativa "Pensar Global, Agir Local"

Redação

Este sábado, dia 8 de outubro, às 16h00, o Auditório Municipal Profª. Emília Monteiro, recebe a iniciativa "Pensar Global, Agir Local", organizada pela Juventude Socialista (JS) do Marco de Canaveses.

A atividade surge no âmbito do projeto "Jovens na Política: Participar para a Cidadania (2ª Ed.)", promovido pela AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

"O evento consiste numa conferência em torno do Desenvolvimento Sustentável, abarcando os temas da Agenda 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Cooperação e Educação para o Desenvolvimento, assim como a Ajuda Humanitária e de Emergência. Suceder-se-á a apresentação pública de um manifesto redigido pelos militantes da estrutura concelhia, que engloba um conjunto de medidas e ações políticas a implementar no município do Marco de Canaveses, no âmbito das temáticas suprarreferidas", explica comunicado de imprensa da JS.

A presidente da JS, Ana Madureira, afirma que "enquanto jovens socialistas que possuem um património comum de solidariedade e de respeito pelos direitos e liberdades fundamentais do Homem, somos responsáveis por empreender as iniciativas necessárias para assegurar a garantia coletiva da paz mundial e do bem-estar comum".

"A Agenda 2030 é um desafio global que a todos diz respeito e, por isso, a Juventude Socialista do Marco de Canaveses reconhece que esta grande missão universal só se tornará uma realidade  através de uma forte e resiliente cooperação internacional, bem como da consciencialização dos governos, autarquias e população local para a intervenção nestas matérias", termina nota de imprensa.

Os oradores da iniciativa serão: a conselheira local para a Igualdade, Elsa Correia; a vereadora da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Clara Marques; o presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, Miguel Carneiro; e Maria Luiza Pacheco, responsável pelo projeto "Jovens na Política: Participar para a Cidadania (2ª Ed.)", promovido pela AIDGLOBAL.

A iniciativa contará ainda com as intervenções do secretário-geral da International Union of Socialist Youth (IUSY), Bruno Gonçalves; do vice-presidente da Federação da Juventude Socialista de Castelo Branco, Rúben de Matos; do presidente da Federação do Porto, Miguel Rodrigues; e da presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira.