A Juventude Socialista de Penafiel participou no XVII Congresso da Federação Distrital do Porto da JS, que decorreu em Vila Nova de Gaia, com 17 delegados, “uma participação histórica”, referem em comunicado.

Em comunicado, a concelhia de Penafiel da JS refere que participou na discussão com a apresentação de seis Moções de Resolução Política, com as intervenções de: Ana Beatriz⁩ Rocha, com a moção de sobre as temáticas da transexualidade e pessoas não binárias; ⁨Ana Filipa Santos,⁩ sobre o desenvolvimento económico e social como forma de assegurar a coesão territorial; ⁨David Sousa, sobre o sindicalismo; ⁨Eduardo Quevedo Gomes, sobre estratégias para uma maior participação cívica; ⁨Francisco Martins⁩, sobre a digitalização; e ⁨Isabel Ferraz⁩, sobre a eficiência energética nos parques habitacionais públicos.

O congresso terminou com a aprovação, por unanimidade, da moção Geração de Progresso e, desta forma, foi reeleito o presidente da Federação Distrital do Porto da Juventude Socialista, Miguel Rodrigues, sendo que a Mesa da Comissão Política Federativa será liderada pelo penafidelense, Tiago Josué Ferreira.

Além disso, na Comissão Política Federativa estão eleitos três membros efetivos, Gonçalo Lopes, Ana Filipa Santos e Ivone Campos e quatro membros suplentes, David Sousa, Francisco Martins, Ana Rita Soares e Sérgio Moreira. Na Comissão Federativa de Jurisdição foi eleito Luís Coelho e, na Comissão Política Federativa do Partido Socialista, onde apenas só há lugar a sete membros efetivos, Penafiel possui a cabeça de lista – Inês Monteiro e também Tiago Josué Ferreira.

“A JS Penafiel está atenta não só às preocupações da sua concelhia, mas também às da Federação do Porto, pretendendo reunir forças para que mutuamente possam formar uma simbiose”, termina o comunicado.