A Juventude Socialista (JS) de Felgueiras apresentou, no dia 28 de setembro, uma proposta que pretende dotar "pelo menos um membro" das associações municipais de formação em Suporte Básico de Vida (SBV).
A proposta foi apresentada pelo presidente e deputado municipal Paulo Soares em sede da Assembleia Municipal. Segundo nota de imprensa, o objetivo passa por "assegurar que todas as associações municipais tenham a possibilidade de ter pelo menos um dos seus membros com formação em Suporte Básico de Vida, sendo os custos dessa formação assegurados pelo município".
Na apresentação da medida, a JS de Felgueiras refere que se baseou nas estatísticas. "Está demonstrado que as paragens cardiorrespiratórias, ou outras emergências cardiovasculares são uma das principais causas de morte na Europa. Os mesmos estudos mostram que cada minuto de atraso diminui a sobrevida daqueles que se encontram nessa situação de emergência. No entanto, o início imediato das manobras de Suporte Básico de Vida por quem presencia o colapso da vítima, aumenta significativamente a sobrevida da mesma. As intervenções imediatas de pessoas com formação neste tipo de eventos poderão prevenir lesões dos órgãos vitais, aumentando a probabilidade de sobrevivência com qualidade de vida", pode ler-se em comunicado.
Para além disso, esta iniciativa tem ainda na base a promoção de uma "cidadania ativa, fazendo com que mais pessoas da nossa comunidade possuam conhecimentos que podem pôr em prática para salvar a vida dos seus concidadãos, não apenas no ambiente associativo, mas no contexto social quotidiano".