logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Jovens voluntários europeus levaram projeto sobre alternativas mais sustentáveis a Amarante

Redação

Um grupo de jovens voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade (CES) estiveram, entre seis a nove meses, em Amarante para divulgar projeto NATURAL: alternativas mais sustentáveis".

A Equação, através da Casa da Juventude de Amarante, levou a cabo mais uma parceria de voluntariado de longa duração, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, financiado pela UE. Greta, Nur, Bilal, Marion, Ozan, Magdalena, Busra, Madalina e Sandra são jovens oriundos de diversos países da Europa (Letónia, Roménia, Turquia, França e Espanha).

Entre 10 dezembro 2021 e 28 abril 2023, o grupo de voluntários apoiou a comunidade de Amarante, em instituições sociais (Cercimarante), educativas (escolas primárias de Cepelos, São Gonçalo ou Salvador) Universidade Sénior de Amarante e produtores biológicos. Os temas principais do projeto foram os direitos humanos, a saúde, o bem-estar e o ambiente.

Ao longo das atividades, os nove voluntários europeus apoiaram diversos produtores biológicos (horticultura, fruticultura, vitivinicultura, etc.); Instituições sociais e educativas de Amarante (Cercimarante, pré-escolar e escolas primárias, Município de Amarante, Universidade Sénior de Amarante, etc.). Organizaram sessões de promoção do voluntariado europeu, do CES e do Erasmus+; Projetos internacionais (Campo de Trabalho Internacionais, Intercâmbios, etc.); Projetos de desenvolvimento pessoal e atividades culturais na CJ Amarante (teatro de improvisação, workshops de ioga, relaxamento e dança, aulas de espanhol, etc.); Apoio na comunicação e visibilidade da Equação, da CJ Amarante e do Erasmus+.