diadosavos2023
Publicidade

Fotografia: Dia dos Avós (2023)

Nos dias 7, 8 e 9 de junho, a freguesia de Sebolido, no concelho de Penafiel, vai ser ‘ocupada’ pela animação e pela promoção das mais diversas tradições locais. O “Sebolido em Festa” regressa, este ano, para expor e dar a conhecer a cultura da freguesia.

O evento será organizado pela “Juventude Sebolidense”, um grupo de jovens “orgulhosos” da freguesia onde vivem. Tudo começou, em 2022, numa “brincadeira” que, rapidamente, se “expandiu. A freguesia é pequena e acabamos por nos conhecermos quase todos. O grupo inicial era mais próximo, com amizades formadas na escola. Fomos divulgando o projeto e o grupo foi aumentando”, recorda Jorge Lopes.

fimdesemanaculturalsebolido2023 1
Fim de Semana Cultural Sebolido (2023)

Em representação do grupo, o jovem apresenta os objetivos da “Juventude Sebolidense”, que passam, “principalmente, por trabalhar no desenvolvimento da freguesia, a nível cultural, no desporto e em outras áreas”. Os “cerca de 20” jovens partilham o “gosto” por Sebolido e fazem-no “de forma voluntária“.

Desde 2022, o grupo tem “tentado” estar presente nas atividades que as associações organizam, “muitas vezes somos convidados a estar presentes, outras voluntariamo-nos. Por exemplo, temos estado presentes no Dia dos Avós, em Penafiel, para ajudar a junta de freguesia”, explica Jorge Lopes.

sebolido em festa

“Sebolido em Festa”

Para além disso, já levaram a cabo a organização de outras iniciativas, como uma exposição sobre o 25 de abril, o Dia Mundial da Criança, mas o destaque vai para a de “maior impacto” na freguesia, precisamente o “Sebolido em Festa”. Organizaram, em 2023, a quinta edição do Fim de Semana Cultural, e este ano vão dar “continuidade” ao projeto, em parceria com a Junta de Freguesia de Sebolido, Câmara Municipal de Penafiel e associações locais.

Como nos garante Jorge Lopes, um dos focos do evento é “permitir que as associações possam angariar fundos para a realização das atividades internas“, sem esquecer a “diferença” que querem implementar. “Pela primeira vez, serão três noitadas e queremos manter a zona do artesanato. Teremos, também, a tenda gastronómica, com as tasquinhas e associações. A inovação deste ano vai para o terceiro dia, no qual irão decorrer algumas atividades. Vamos querer surpreender quem nos visitar“.

Seguindo os moldes do, anteriormente denominado, ‘Fim de Semana Cultural’, os jovens quiseram regressar à identidade original do evento, voltando a adotar o nome da primeira edição – ‘Sebolido em Festa‘ – porque “faltava qualquer coisa. Nada mais nada menos do que a referência à freguesia. Começou com este nome, passou para ‘Festival do Caldo do Pescador‘, passando por ‘Fim de Semana Cultural’ e agora regressamos à origem”.

Tentamos inovar de ano para ano

Contrariando a tendência atual do “afastamento” dos jovens às tradições locais, a “Juventude Sebolidense” quer “contrariar a tendência” e “inovar de ano para ano. Queremos sair de um contexto mais popular. O nosso objetivo é ajudar as associações e proporcionar à freguesia momentos diferentes“, diz Jorge Lopes.

Falando na freguesia, o jovem não tem dúvidas de que é “espetacular e nós sabemos que assim o é quando vemos pessoas que vêm da cidade para cá, usufruindo do nosso alojamento local, por exemplo, e ficam deslumbrados com as paisagens. Com o Miradouro e o Baloiço da Boneca ainda mais pessoas nos vieram visitar e reconheceram o que temos para oferecer”, reconhece o sebolidense.

Enquanto jovens residentes na freguesia, o grupo acredita que “ainda há muito para explorar, há sempre. A freguesia tem um potencial enorme, que até a alguns anos foi posto um pouco de parte. Aliás, os jovens sentiram que houve uma estagnação, mas nós queremos dar um novo rumo e fazer com que as pessoas reconheçam que vale a pena trabalhar em prol desta freguesia, que é tão bonita e tem muito para oferecer”, termina Jorge Lopes.