afonso vinagre bodyborder
Publicidade

Afonso Vinagre, jovem de Marco de Canaveses, sagrou-se, a 1 de maio, vice-campeão regional de Bodyboard na categoria Sub-12 – Zona Norte, na Figueira da Foz, na praia do Cabedelo.

“Foi bastante desafiador, principalmente na última prova, pois as ondas estavam muito difíceis e havia muita corrente. Foi, talvez, um dos dias mais desafiadores que já apanhei em competição. Esta vitória em si foi um pouco difícil, o mar estava com condições difíceis, que jogava com o tempo dos sets. Pois enquanto dura os sets tudo pode acontecer, está tudo em aberto, até ao toque final da buzina”, comentou ao Jornal A VERDADE, referindo que os adversários apresentaram “um bom nível de surf”.

img 4190

O jovem de 11 anos iniciou a atividade Bodyboarder em 2018 nos “Ornitológicos” (Associação Entre Afetos de Vila do Conde), onde ainda permanece. “Gosto muito do convívio com os restantes atletas e familiares dos mesmo. Comecei esta atividade desportiva de bodyboarder porque queria acompanhar o meu pai, pois ele já é bodyboarder desde jovem”, disse.

A competição surgiu em 2019 e Afonso Vinagre já participou em alguns campeonatos nacionais e um Campeonato Open Luso Galaico, mas o título atual, foi “o mais importante” que arrecadou até ao momento.

img 0073

“O que mais gosto quando estou a praticar Bodyboard é surfar ondas tubulares, tendo como zona favorita a zona de Mindelo. No Bodyboard, o mais difícil é lidar com as correntes. Como referência, nesta modalidade, tenho o meu pai e o meu irmão Guilherme Vinagre, atual campeão nacional de Bodyboard de Sub-12 em título”, acrescentou.

img 4189

Atualmente, o jovem sublinha “estar muito feliz”, mas pretende, “muito brevemente, competir no nacional e, se possível, vencer o nacional”. “No entanto, terei sempre que conciliar a atividade desportiva, com as restantes atividades que fazem parte do meu quotidiano, os estudos na Escola Básica Carmen Miranda, a música com a Artâmega e enquanto Escoteiro do Grupo 237 -Tabuado/Marco de Canaveses”, rematou.