enfermeiro jose ribeiro chts premio
Publicidade

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) é a casa do enfermeiro José Ribeiro, natural de Amarante, desde que terminou a licenciatura. A 1 de janeiro de 1989 ingressava no hospital que o iria acolher em toda a sua carreira. 

José Ribeiro tem se destacado enquanto enfermeiro-diretor, no seio académico e como impulsionador da evolução científica na enfermagem, três motivos que o levaram a receber o Prémio de Mérito da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros este sábado, dia 9 de dezembro, no Auditório da Escola Superior de Enfermagem do Porto. Um prémio que “simboliza o reconhecimento pelo desempenho com impacto para a enfermagem, enfermeiros e cidadãos”.

“É uma bandeira no nosso percurso e no reconhecimento que estamos no caminho certo, porque os prémios são também o exemplo que a Ordem dos Enfermeiros pretende dar a outros. Tornar público um exemplo que deve ser seguido”, afirma José Ribeiro que admite, “com toda a humildade”, que tem feito um percurso “positivo” na área da investigação.

enfermeiro jose ribeiro chts premio3

“Claro que me satisfaz e só faz sentir orgulho e satisfação. Nunca me arrependi desta decisão, muito pelo contrário”. Quando José Ribeiro escolheu estudar enfermagem vivia-se uma época com “carência de enfermeiros em todas as instituições. Para além disso sabia que gostava da área do ponto de vista do desenvolvimento profissional e ao mesmo tempo podia ter uma proximidade de residência”. 

Terminada a licenciatura, o enfermeiro já tinha atingido um dos objetivos: ficar perto de casa. No CHTS teve um percurso de carreira “muito rápido. Ao fim de dez anos já estava na chefia e portanto estou na gestão há quase 24 anos. Estou na vertente da gestão, neste caso, no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e no ensino leciono nas pós-graduações, a minha área de desenvolvimento é a Gestão dos Serviços de Enfermagem”.

Oportunidades que foram surgindo e que o amarantino foi agarrando com ‘unhas e dentes’ e que o levaram até este prémio. “Com toda a humildade, considero ser merecedor desta distinção, acho que tenho vários factos que o demonstram. Para além de ser um estímulo para continuarmos a trabalhar numa boa governação clínica e na evolução científica da enfermagem porque é isso que tenho contribuído muito. É também o reconhecimento do contributo que vou levando para criar valor para as instituições de saúde, utentes e para a enfermagem propriamente dita”, partilha. 

enfermeiro jose ribeiro chts premio2

José Ribeiro é um dos autores do livro do “Manual de Literacia em Saúde”, tem vários artigos publicados em revistas científicas e é um impulsionador da produção do conhecimento científico, da investigação, inovação e da qualidade assistencial, realçando que “o reconhecimento não se escreve no singular, porque é também fruto de um coletivo. Os alunos a quem ensinei e com quem aprendi, os profissionais de saúde com quem trabalhei, no fundo, estão todos aqui presentes”.

Na casa dos 58 anos, o enfermeiro confessa que continua “motivado e empenhado em contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico na área da enfermagem e para a melhoria da qualidade assistencial, onde os enfermeiros têm um papel importante nas equipas onde estão inseridos”. 

Um conhecimento que tem levado a várias conferências e onde tem procurado trazer temas dos quais não se fala em Portugal. “No Congresso Internacional da Ordem dos Enfermeiros fui um dos conferencistas e fui falar de um tema que nunca tinha sido falado em Portugal que é o valor económico da enfermagem”. Desta forma, José Ribeiro mostra-se “satisfeito” e “orgulhoso” pelo reconhecimento que a Ordem dos Enfermeiros deu ao seu trabalho. “Quando uma associação profissional, reguladora do exercício profissional, neste caso, a ordem nos reconhece só pode significar um bom trabalho na gestão e no elevado contributo para a qualidade na prestação de cuidados de enfermagem porque a ordem perspetiva regular a profissão para garantir a qualidade e a segurança dos cuidados. Significa que reconhecem o bom trabalho nesta área da gestão e no elevado contributo para a qualidade da prestação de cuidados de enfermagem”. 

Recorde-se que é quarta vez que a Ordem dos Enfermeiros organiza a “Gala Valoriza” que tem como principal objetivo “distinguir quatro pessoas que se têm revelado no ano 2023”. 

enfermeiro jose ribeiro chts premio1