logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

José Ribeiro seguiu as pisadas do avô, um dos fundadores da Juventude Desportiva de Meinedo

Redação

Em junho deste ano José Ribeiro assumiu a presidência da Juventude Desportiva de Meinedo, um cargo que já havia assumido de 2019 a 2023.

Mas a ligação ao clube da terra vem "desde muito jovem, por laços familiares", uma vez que o avô foi, também, presidente e um dos fundadores do clube. Como "um bom filho da terra", José Ribeiro começou a jogar futebol na JD Meinedo, "ainda muito jovem, em torneios. Mais tarde, e durante dez épocas, joguei futsal no clube. Não havia a modalidade, então eu e um grupo de amigos propusemos à direção, na altura, a prática do futsal e foi aceite", recorda o dirigente.

A JD Meinedo foi criada no dia 12 de novembro de 1971, mas oficialmente, em Diário da República, a 12 de Novembro de 1977 e é nesta data que, "há vários anos", é celebrado o aniversário do clube. "Certamente que foi criada com o intuito de juntar os 'jogadores' da freguesia para fazerem e participarem nos famosos torneios que havia em Lousada e nos conselhos vizinhos".

José Ribeiro, presidente JD Meinedo

Segundo José Ribeiro, atualmente, os propósitos e objetivos da JD Meinedo passam por ser uma "instituição capaz de formar jovens, tanto no futsal como na sua vida pessoal, com valores que nos orgulhem perante a sociedade".

O presidente considera que o trabalho feito pelo clube, até então, tem tido um "impacto positivo na comunidade, porque temos vindo a notar que há cada vez mais jovens na nossa freguesia a interessar-se e a praticar futsal e sente-se nos escalões de formação".

Primeiro será necessário criar uma estrutura que esteja bem organizada

Neste momento, a direção é composta por 18 pessoas, que contam com o apoio de "alguns colaboradores" e o clube composto por três escalões de formação (sub-11, sub-15 e sub-17) e a equipa sénior. "Apesar de não ser fácil ser presidente, devido às mais variadas faltas de apoios, é um orgulho".

A maior dificuldade tem sido a "angariação de fundos e de pessoas para ajudarem no trabalho diário". Mas, mesmo assim, as ambições mantêm-se. "Temos de ser um pouco mais 'terra a terra', porque primeiro será necessário criar uma estrutura que esteja bem organizada, para dar as melhores condições a quem pratica a modalidade, para que no futuro possamos perspetivar voos mais altos", garante José Ribeiro, que termina com um agradecimento, "em nome da JD Meinedo, a todos os sócios, simpatizantes e parceiros pelo apoio que têm dado".

A JD Meinedo celebrou este sábado, 16 de novembro, o 47.º aniversário.