José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, presidiu, ao final da tarde deste sábado, dia 2 de dezembro, às comemorações do aniversário do Doutor Orlando Carvalho, professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, falecido em 2000. As comemorações decorreram nos Serviços Descentralizados do Município de Baião, em Santa Marinha do Zêzere.
A iniciativa, fruto de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Baião e a Sala de Estudos e Documentação do Doutor Orlando de Carvalho (SEDOC), pretendeu “relembrar a multifacetada vida de um baionense notável. Para além da sua destacada carreira académica, o Doutor Orlando Carvalho foi ativista político e resistente anti-fascista, poeta e dinamizador cultural”, foi referido.
No seu discurso, Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, comparou Orlando Carvalho e José Luís Carneiro, ambos “ilustres baionenses” que demonstram “um profundo amor à sua terra e ao concelho de Baião”, homens de “convicções, competentes, carismáticos. Baionenses que nos orgulham a todos. Fala-se muito em carisma e não havendo uma definição fechada é certo dizer que o carisma não convoca princípios nem valores, e por isso José Luís Carneiro é ele próprio um líder carismático, um baionense que nos orgulha a todos”.
José Luís Carneiro afirmou que aceitou “o convite para estar presente” com “muito gosto”, para falar de “uma personalidade deste município que deixou marcas no país em várias gerações. Deixou uma marca humanista, era um homem comprometido com os valores”. Visivelmente emocionado, o governante recordou “a primeira vez que venceu as eleições como presidente de câmara de Baião”.
Após as saudações iniciais, José Luís Carneiro abordou o tema “Uma cultura de segurança preventiva como fator de coesão, desenvolvimento e garantia dos direitos humanos”, reforçando a ideia de que “as atitudes e comportamentos individuais contam” e referiu-se às “três principais estratégias que estavam em curso no Ministério da Administração Interna”, que se focam na estratégia integrada de segurança urbana, na estratégia integrada da segurança rodoviária, estratégia integrada de Proteção Civil Preventiva.
A iniciativa contou ainda com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, da sobrinha de Orlando Carvalho, Helena Carvalho, de José Teixeira de Sousa, responsável pela Sala de Estudos e Documentação do Doutor Orlando de Carvalho e do presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca.