alunos escola secundaria marco 2024
Publicidade

O Jornal A VERDADE recebeu esta quinta-feira, 25 de janeiro, quatro alunos da Escola Secundária do Marco de Canaveses, para mais uma oficina EXPERIMENTA.

Durante a manhã Matilde, Maria Inês, Leonor e Gonçalo tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho que é realizado por um jornalista. Uma atividade acompanhada por Nuno Pinto, vereador com o Pelouro do Desenvolvimento Económico, acompanhou o início da atividade.

oficinas experimenta 2024 alunos secundaria marco 2

As oficinas EXPERIMENTA são promovidas Câmara Municipal do Marco de Canaveses e têm como objetivo oferecer aos alunos do 9.º ano a oportunidade de visitar, verificar e experimentar “in loco” os diversos contextos profissionais do território, que poderão ir ao encontro às preferências e expectativas, exploradas no âmbito dos seus processos de Orientação Vocacional.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, os alunos destacaram a importância do projeto, uma vez que é “ajuda a conhecer a realidade e como é a vida de um jornalista por uma manhã. Também nos ajuda a sabermos a nossa profissão e a ver como se fazem e publicam as notícias e a conhecer as instalações”, disse Maria Inês Monteiro, do 9ªA.

oficinas experimenta 2024 alunos secundaria marco 5

Da mesma turma, Leonor Caldeira realça que a Oficina EXPERIMENTA “é muito útil pois ajuda a perceber as profissões que o Marco de Canaveses pode oferecer”.

Gonçalo Carvalho, do 9ºD, partilhou a experiência desta manhã, que foi “muito importante. Estes momentos ajudam-nos a ter uma noção sobre as nossas áreas de interesse e a tomar uma decisão no 10.º ano”, frisou o jovem aluno.

oficinas experimenta 2024 alunos secundaria marco 3

Opinião partilhada por Matilde Cunha, do 9.º C. “A Oficina EXPERIMENTA, na minha opinião, ajuda-nos a enriquecer os nossos conhecimentos e dá-nos uma ideia da profissão que podemos vir a exercer no futuro”.

As oficinas EXPERIMENTA tiveram início na última sexta-feira, dia 12 de janeiro. No total, a iniciativa contará com a participação de 40 alunos de cinco escolas do concelho. As oficinas são promovidas pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses e têm como objetivo oferecer aos alunos do 9.º ano a oportunidade de visitar, verificar e experimentar “in loco” os diversos contextos profissionais do território.

A guerra pelos olhos dos alunos

Entre as várias atividades realizadas, os quatro alunos foram desafiados a escrever um artigo de opinião sobre as guerras atuais e os desafios que poderemos enfrentar no futuro. Os ‘jornalistas’ elaboraram o seguinte artigo:

A guerra e os desafios futuros

Na nossa opinião, a guerra é algo prejudicial para o desenvolvimento humano. A guerra pode acontecer devido a problemas do passado, como a definição de fronteiras, as colónias e os recursos naturais. Esta afeta o nosso dia a dia, de forma indireta através da subida de preços (inflação) que leva ao aumento de pessoas sem abrigo. Estes conflitos causam genocídio da população, pois há pessoas reféns que não podem sair do país devido ao fecho das fronteiras.

Em suma, estas situações prejudicarão o nosso futuro, como por exemplo, a poluição sonora e do ar e as razões que referimos anteriormente.

Ler mais: