Nos dias 20 e 21 de março, o Município de Paredes e o Agrupamento de Escolas de Vilela vão dinamizar mais de 25 atividades, no âmbito da realização das Jornadas do Ambiente de Paredes.
Entre as iniciativas previstas destaca-se as plantações de árvores autóctones no Parque do Rio Ferreira, em parceria com o Destacamento Territorial da GNR de Penafiel/SEPNA, workshops, palestras, conferências, “eco mostras” e atividade de plogging para recolha de “lixo” nas margens da ribeira do Pego, em Vilela.
Nos dois dias, seis Eco-Escolas de Vilela e Rebordosa, participam em mais de 25 ações pedagógicas sobre a defesa do ambiente e a sustentabilidade e vão debater as “melhores práticas sustentáveis da escola para a comunidade”.
O programa das Jornadas do Ambiente de Paredes assinala a chegada da primavera e o dia mundial da árvore, com a manhã de quinta-feira dedicada à observação da fauna, flora e recursos naturais do Parque Natural da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa.
A sessão de abertura das Jornadas, tem início às 14h30, na Escola Básica e Secundária de Rebordosa, com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes, Paulo Silva, e do vereador do Ambiente, Francisco Leal.

“Floresta: Importância, Impacto e Gestão” é o tema da conferência prevista para às 15h00 com os oradores: Teresa Pera, representante das Serras do Porto, que fará a apresentação Parque das Serras do Porto, Património Biológico, Domingos Lopes, da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, aborda a importância da floresta na preservação da biodiversidade e ação climática, Miguel Rodrigues, Coordenador da Proteção Civil de Paredes, falará sobre a gestão de florestas e incêndios e Marisa Barros, da empresa Fenabel, que fará uma intervenção sobre a gestão dos resíduos de madeira e gestão da floresta como matéria-prima.
Os workshops iniciam às 17h00 e abordam a “Identidade Alimentar na AMP: técnicas de alimentação saudável e sustentável”; “Fotografia Noturna no Parque do Rio Ferreira” e “Técnicas de controlo da vespa velutina”. A programação das Jornadas do Ambiente contempla ainda uma prova de orientação noturna no Parque do Rio Ferreira.
O dia 21 de março é dedicado à plantação de árvores autóctones que inicia com uma caminhada às 10h00, Parque do Rio Ferreira, em parceria com o Destacamento Territorial da GNR de Penafiel/SEPNA. O Dia Mundial da Árvore fica também assinalado com a plantação de árvores autóctones, no cruzeiro de Meda, em Lordelo, em parceria com o Rotary Clube de Paredes.
A comunidade escolar é, ainda, convidada a participar ao longo deste dia, nos diversos workshops e atividades, desde a ação de plogging no Parque do Rio Ferreira e nas margens da ribeira do Pego, em Vilela, de duatlo pela natureza, bem como de renovação do habitat natural e pomar.