logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Jorge Pinto aprendeu a fazer broa de milho com a avó e tornou-se padeiro

Redação

Jorge Pinto, de 25 anos, foi o vencedor do Concurso "Broa de Milho" da AGRIVAL 2023.

Jorge Pinto cresceu, em conjunto com o irmão mais velho, junto da avó paterna que fazia, com frequência, broa de milho. Na altura, eram duas crianças e, por isso, apenas colocavam as "mãos na massa" para brincar.

Toda a família vivia na mesma casa, em São Martinho de Recezinhos, concelho de Penafiel. Assim, enquanto os pais iam trabalhar, os pequenos ficavam ao cuidado da avó. "Ela fazia broa e eu era pequenino e ficava com ela, na altura não sabia fazer nada, só ficava a brincar com a massa. No entanto, sempre gostei de estar à beira dela enquanto via como ela fazia a broa. Tínhamos uma relação muito boa, andava sempre com ela e eramos muitos próximos", conta em conversa com o Jornal A VERDADE.

O bichinho foi ficando e quando chegou a altura de escolher um futuro profissional, Jorge Pinto não hesitou e ingressou numa padaria, onde permanece até hoje, em conjunto com o irmão mais velho.

Desde os 15 anos que o jovem penafidelense trabalha numa padaria e afirma que "sempre gostei de ser padeiro", por isso, "nunca" ponderou outra área. Aliás, uma padaria em conjunto com o irmão mais velho é uma opção que está sempre em cima da mesa. Atualmente, é o "amassador" da casa onde trabalha há dez anos e o único da família que faz broa.

Não considera o processo "difícil" e explica que é preciso "farinha de milho, água quente, sal, fermento, antigamente era o crescente, depois acrescenta-se a farinha de trigo e deixa-se a broa a levedar na volta de quarenta minutos, para ela puxar "um bocadinho" e depois é só colocar no forno a um temperatura indicada e esperar mais ou menos uma hora, não pode ser mais que isso". No entanto, recorda-se que na altura da avó o processo era "mais exigente" já que fazia "tudo à mão. Na indústria temos as máquinas que nos ajudam".

Jorge Pinto participou pela segunda vez no "Concurso Broa do Milho" na AGRIVAL e levou o título de melhor broa do milho para casa, após ter aperfeiçoado, ao longo de quase dez anos, o que a avó lhe ensinou.

Este ano, Jorge Pinto saiu do concurso com uma medalha de ouro ao pescoço e com a broa vencedora que foi degustada pelo familiares. O jovem prometeu "manter a tradição" e voltar a participar noutros concursos.

https://averdade.com/conheca-os-vencedores-dos-concursos-broa-de-milho-e-pao-de-lo-na-agrival/