Este domingo, dia 9 de julho, o jesuíta Carlos Miranda, natural de Marco de Canaveses, vai ser ordenado padre, numa cerimónia que decorre na Sé do Porto. A celebração será presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda.
Carlos Miranda nasceu em Marco de Canaveses no ano de 1986, onde cresceu e viveu até à sua entrada na Companhia de Jesus. Entretanto, concluiu a licenciatura em Astronomia com um minor em Sistemas de Informação Geográfica na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Em 2010, depois de completar os seus estudos e de uma experiência de voluntariado em Moçambique, entrou na Companhia de Jesus. Terminados os dois anos de noviciado em Cernache seguiu-se a licenciatura em Filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do pólo de Braga da Universidade Católica Portuguesa, até 2015. Trabalhou três anos na pastoral do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, Coimbra, fez o seu 1.º ciclo de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.
Atualmente, está em Portimão a colaborar nas paróquias confiadas à Companhia pela diocese do Algarve e em setembro iniciará a sua nova missão como coordenador da Pastoral do Colégio São João de Brito, em Lisboa.
Depois de um longo tempo de formação, o Carlos Miranda chega ao momento da ordenação presbiteral.