logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Jazz no Jardim: "Jangada" de Mário Laginha Trio vai ecoar no Jardim Municipal

Redação

Dois anos depois o "Jazz no Jardim" está de volta à cidade de Marco de Canaveses, esta sexta-feira, dia 17 de junho, e continua no sábado, dia 18 de junho, com entrada livre.

O pianista e compositor português Mário Laginha será um dos convidados do festival. O artista sobe ao palco esta sexta-feira, 17 de junho, pelas 21h30.

Ao longo da sua carreira, com mais de 30 anos, Mário Laginha tem acumulado vários prémios e participações em certames nacionais e além fronteiras. No palco do jardim municipal irá apresentar "Jangada" do Mário Laginha Trio, que nasceu em 2013 pelas mãos do pianista, a quem se juntou o contrabaixista Bernardo Moreira e o guitarrista Miguel Amaral.

Como um dos representantes do jazz em Portugal, o pianista considera que "idealmente, todas as populações deveriam ter acesso ao mesmo tipo de oferta cultural e artística, mas sabemos que não é assim", lamenta.

Mário Laginha dá o exemplo de "muitas zonas do país, não só do interior, em que certos tipos de música, peças de teatro ou espetáculos de dança não aparecem com muita frequência". Para a mudança "contribui o interesse e o esforço de algumas Câmaras Municipais, que contraria essa lacuna e que faz com que mais gente tenha acesso a uma maior diversidade cultural". Resultando, na visão do pianista, "em gente mais culta, mais informada, mais consciente e mais interessada pelas ideias e opiniões dos outros. Não é pouca coisa", enaltece.

Dar a conhecer algo novo, como o jazz, a um grupo pode ser "uma possibilidade de algumas pessoas descobrirem uma sensação nova, um prazer que não tinham ainda experimentado. Eu diria que isso, quando acontece, não tem preço", afirma.

Habituado aos grandes palcos, de norte a sul do país, Mário Laginha garante que "seja qual for o sítio em que tocamos, subimos para o palco a querer que o concerto seja um dos melhores das nossas vidas. É isso que podem esperar deste trio, a entrega total e absoluta a esse momento de partilha".

"Se nunca ouviram este trio ao vivo, experimentem. Às vezes abre-se uma porta", é este o convite que Mário Laginha endereça a toda a população de Marco de Canaveses.