O Rali Terras D´Aboboreira regressa nos dias 15 e 16 de abril de 2022, anunciou esta terça-feira, dia 8 de fevereiro, a organização na sua página de Facebook.

A terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis terá como local de partida a vila de Baião, passando ainda pelos concelhos de Marco de Canaveses e Amarante.

A prova organizada pelo Clube Automóvel de Amarante terá no primeiro dia três classificativas, sendo uma delas na cidade marcoense denominada Super-Especial Marco-Rios de Emoção e a inclusão de duas Tyre Fitting Zone distribuídas pelo Parque do Tijolinho, em Baião, e no Largo da Feira, em Marco de Canaveses.

Para o segundo dia de prova estão previstos seis troços cronometrados terminando com o pódio final em frente ao Mosteiro de São Gonçalo, em Amarante, onde se conhecerá o vencedor que sucederá ao norueguês Ole Christian Veiby, que em 2021, venceu o Rali Terras D’Aboboreira, ao volante de um Hyundai i20 R5.

A organização é da responsabilidade do Clube Automóvel de Amarante que procura realizar o percurso “aproveitando o melhor que cada um [município] nos pode proporcionar”, destaca António Jorge, presidente do clube.

Embora seja ainda muito cedo para fazer estimativas porque as inscrições ainda não abriram e ainda não se realizou nenhuma prova este ano mas António Jorge espera que “venham entre 50 a 60 equipas” esperando que este ano a prova possa ter novamente “uma lista de luxo”.

Texto redigido com o apoio de Carlos Cardoso, aluna estagiária da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro