O Passe Ferroviário 'Verde' é o novo título de transporte da CP - Comboios de Portugal, que entra em vigor a partir do dia 21 de outubro, e permite viajar nos comboios Intercidades, Regionais, InterRegionais e alguns urbanos por 30 dias consecutivos com um custo de 20 euros.
A CP adianta que este novo passe é carregado no Cartão CP e os utilizadores deste passe poderão viajar em 2ª classe, tendo de fazer no entanto, de forma obrigatória e obrigatoriamente antecipada, a reserva de lugar para a sua viagem.
A reserva de lugar não representa nenhum custo adicional, sendo possível reservar um lugar para duas viagens distintas por dia e com uma antecedência máxima de 24 horas.
Os utilizadores deste ´titulo de transporte vão poder fazer a sua reserva através da bilheteira online, nas bilheteiras ou nas novas Máquinas de Venda Automática instaladas nas estações da Área Metropolitana de Lisboa, a CP acrescenta que em breve será possível realizar este processo através da APP CP.
Em caso de prescrição de validade do passe ou de um passe não carregado o portador do passe não poderá viajar, sendo considerado cliente sem título de transporte e sujeito à aplicação de coima. A aplicação de coimas também abrange o caso de utilizadores que não façam uma reserva para o comboio Intercidades, que depois será considerado cliente sem título de transporte.
O Passe Ferroviário 'Verde' pode ser adquirido para viajar durante um período de 30 dias (20 euros), 60 dias (40 euros) e 90 dias (60 euros).
O novo título de transporte da CP pode ser utilizado nas seguintes áreas de serviço: Intercidades Regional e InterRegional; Comboios Urbanos de Lisboa; Comboios Urbanos do Porto e Comboios Urbanos de Coimbra.
E permite viajar em qualquer percurso nos seguintes comboios:
- Intercidades (em 2ª classe, mediante reserva de lugar antecipada, obrigatória e gratuita)
- Comboios Regionais
- Comboios InterRegionais (em 2ª classe)
- Comboios Urbanos de Coimbra
- Comboios Urbanos de Lisboa (nos percursos não abrangidos por passe intermodal metropolitano):
- Carregado/Azambuja
- Comboios Urbanos do Porto (nos percursos não abrangidos por passe intermodal metropolitano):
- Vila das Aves/Guimarães
- Paredes/Marco de Canaveses
- Paramos/Aveiro
- Lousado/ Braga
No caso dos urbanos de Lisboa e Porto, só é válido fora das respetivas áreas metropolitanas, porque a maioria dos percursos é abrangida pelos passes "navegante" e "Andante".
O Passe Ferroviário 'Verde' é o novo título de transporte que pode ser carregado no Cartão CP, para o período de validade pretendido e que que garante viagens para 30, 60 ou 90 dias consecutivos.